Vale do Silício: o polo tecnológico mais famoso do mundo

Um pouco sobre o Vale do Silício

Vale do Silício (em inglês: Silicon Valley) fica na Califórnia. É uma região em que, a partir da década de 50, diversas empresas se instalaram com o objetivo de inovar tecnológica e cientificamente. Hoje, destacam-se empresas que se dedicam à produção de circuitos eletrônicos, eletrônica e informática. O vale é formado por diversas cidades que ficam ao sul da baía de San Francisco. Dentre elas, estão Palo Alto, Santa Clara e San Jose.

Muitas empresas que hoje são as maiores do mundo no ramo da tecnologia nasceram e estão situadas nesta região, tais como Apple Inc., Google, Facebook, eBay, Electronic Arts, Yahoo!, Hewlett-Packard (HP), Intel etc.

Entenda onde fica o Silicon Valley

No mapa abaixo, eu marquei em amarelo Las Vegas e também as principais cidades da Califórnia. Algumas das cidades que compõem o Vale do Silício estão marcadas de roxo. Clique nas marcações para ver o nome das cidades e entender onde fica o Vale do Silício.

Planejando o roteiro

Quando ficamos alguns dias em San Francisco, planejamos fazer um bate-e-volta e, durante um dia inteiro, conhecer determinados lugares no Vale do Silício. O importante é sempre fazer uma prévia pesquisa das empresas e pontos turísticos que interessam e olhar no mapa a distância e a ordem em que ficam distantes de onde você estará.

O Vale do Silício é composto por várias cidades e, durante a semana, o trânsito por lá fica bem movimentado, pois está todo mundo indo para o trabalho! Portanto, uma falta de planejamento quanto à ordem de visitas pode atrasar todo o passeio e não dar tempo de visitar todos os lugares.

Selecionei os pontos que mais nos interessavam conhecer e visitamos eles na ordem em que eu vou escrever aqui no post.

Palo Alto

Nossa primeira parada foi Palo Alto, que possui diversas empresas tecnológicas no Vale do Silício. É uma graça de cidade e, no inverno, as árvores do centro ficam sem folhas e dão aquele ar melancólico ao lugar.

Estacionamos na University Avenue e iniciamos o dia tomando um mocha cappuccino no Starbucks. Bem ao lado da cafeteria, está a Apple Store, loja sempre legal para visitar e checar as últimas novidades. No outro lado da rua, há o The Cheesecake Factory. É muito legal caminhar pela University Avenue e ver os diversos restaurantes, lojas e bares por ali.

Hewlett Packard Garage

Neste lugar, o Vale do Silício e a própria Hewlett Packard (HP) começaram! Ali, não há nenhum museu e não é permitido entrar na casa como visitante, mas dá pra ver a placa com a história do lugar e tirar fotos da rua.

Endereço: 367 Addison Ave, Palo Alto, CA, 94301

Sede da Hewlett Packard (HP)

Quem quiser, também pode visitar a sede da Hewlett Packard (HP), porém não dá pra entrar na empresa. Para quem gosta da marca e quer saber como é a fachada da sede desse gigante tecnológico, vale a pena.

Endereço: 3000 Hanover St, Palo Alto, CA 94304

Stanford University Campus

Saindo de Palo Alto, dirigimos até a nossa próxima parada: Stanford. Na cidade, fica a Stanford University, que é uma universidade privada da Califórnia e possui cerca de 33 km2 de área, sendo um dos maiores campus dos Estados Unidos. Ela foi fundada em 1885 por Leland e Jane Stanford, em homenagem ao único filho do casal, Leland Stanford Jr., que morreu aos quinze anos de idade.

Essa Universidade formou diversas pessoas ilustres, de Governadores da Califórnia a Senadores dos Estados Unidos. Ex-alunos também fundaram empresas como a Hewlett Packard (HP), Google, Nike e Yahoo!. A ascensão do Vale do Silício ajudou a Universidade a se tornar uma das mais prestigiadas do mundo.

Na minha opinião, foi o ponto alto do passeio visitar o campus. Procuramos o extenso gramado que fica em frente ao prédio principal, onde há um grande estacionamento oblíquo e gratuito. Ali é possível visitar os principais prédios e ver o famoso arco de entrada. No gramado, há estátuas de bronze que são autênticos Rodins.

Você também pode caminhar até o Cantor Arts Center, que é gratuito e aberto ao público. O museu possui a maior coleção de estátuas de Rodin fora da França e também tem um café bom para fazer um lanche antes de continuar o passeio.

 Endereço: 450 Serra Mall, Stanford, CA 94305

Tesla Motors HQ

Quem dirige pela Califórnia, percebe que o Tesla é um carro bastante comum por lá. Ele é um carro elétrico de alto desempenho, que comporta uma tecnologia avançadíssima, mais do que qualquer outro disponível no mercado de consumo. O Governo Americano financia uma parte da produção do Tesla, como incentivo para uso da “tecnologia verde”. Então o preço do carro para o consumidor final acaba sendo mais baixo do que o custo para a sua produção! Além disso, é um carro esportivo que atinge alta velocidade e tem uma tecnologia na direção que guia o carro sozinho, sem que o motorista precise dirigir. Incrível, né?

No Vale do Silício fica a fábrica e sede da Tesla, então vale dar uma passadinha por lá. Tem até showroom e um estacionamento repleto de vagas para carros elétricos.

Endereço: 3500 Deer Creek Rd, Palo Alto, CA 94304

Town & Country Village

Como já estava na hora do almoço, o Town & Country Village foi um ótimo lugar para parar, com várias opções de restaurantes e lanches rápidos. Também há lojinhas e, inclusive, uma CVS Pharmacy. Ali fica o famoso Calafia Café & Market A Go-Go, que é de propriedade do primeiro chef contratado pelo Google para cozinhar para os seus funcionários.

Endereço855 El Camino Real, Palo Alto, CA 94301

Foto retirada do site: tourfactory.com

Facebook HQ

A próxima parada foi a famosa sede do Facebook, que tem amplo estacionamento, inclusive para visitantes. A empresa é fechada pra visitação, mas é lindo ver os prédios coloridos recém reformados e a placa com o Like mais famoso do mundo!

Endereço: 1 Facebook Way, Menlo Park, CA 94025

Googleplex

A famosa sede do Google parece um campus universitário. São diversos prédios, todos com estacionamento, e você vai ver as bicicletas coloridas pra todo lado. Não tem como entrar nos prédios sem ter reunião agendada, ou sem ser na companhia de algum funcionário. Para quem conseguir entrar, há uma Google Store, com diversos produtos com a marca Google.

Lá fora, é acessível ao público o Android Garden. Cada nova versão do sistema Android lançada pelo Google leva o nome de um doce, sempre com a letra inicial em ordem alfabética. Até hoje, lançaram o Alpha, Beta, Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice cream sandwich, Jelly Bean, KitKat, Lollipop e Marshmallow. No Android Garden, há esculturas enormes simbolizando esses doces, sempre com o tema Android. É divertido para tirar fotos!

Também não deixe de andar nas famosas bicicletas coloridas do Google. Elas são para uso livre dos funcionários, que podem ir e voltar do trabalho pedalando e deixá-las em qualquer lugar do campus. Os turistas sempre conseguem pegar uma para dar uma voltinha!

Endereço

Yahoo! Headquarters

O campus da Yahoo! também é grande como o do Google. Como já estávamos com o tempo apertado, apenas passamos de carro na frente. Para quem se interessa pela marca e quer conhecer, vale uma passadinha!

Endereço: 701 First Ave, Sunnyvale, CA 94089

Fry’s Electronics

A Fry’s Electronics é uma loja de eletrônicos muito maior que a Best Buy. Os preços não são diferentes das outras lojas que você encontrará na Califórnia, mas vale uma parada pela grande variedade de produtos.

Endereço: 340 Portage Ave, Palo Alto, CA 94306

Foto retirada do site: frys.com

Garagem do Steve Jobs

Quem assistiu ao filme “Jobs”, no qual o ator Ashton Kutcher interpretou Steve Jobs e contou um pouco da história da criação da Apple, vai lembrar dessa garagem. Ali, Steve Jobs e Steve Wozniak montaram o primeiro Mac e iniciaram a empresa. A garagem fica em uma residência privada, então você só pode fotografar a fachada da casa.

Endereço: 2066 Crist Dr, Los Altos, CA 94024

Apple

Aqui fica a famosa sede da Apple. Não é permitido entrar na empresa, mas o estacionamento é amplo e gratuito. Você também pode ir à loja Apple Infinite Loop, que vende os produtos da marca.

Endereço: 1 Infinite Loop, Cupertino, CA 95014

Dicas importantes!

Organizamos o roteiro de acordo com as nossas preferências, pois fizemos um bate-e-volta desde San Francisco. Você também pode pesquisar outras empresas que ficam no Vale do Silício e incluir no passeio. Se quiser encurtar o roteiro, sugiro que você visite, pelo menos, a garagem da HP, a Stanford University, o Facebook HQ e o Googleplex.

Gostou do que está lendo?

Junte-se à nossa rede de viajantes e receba grátis as atualizações do blog!>

Comente aqui!

Comentários