Mas como eu posso usar meu dinheiro nos Estados Unidos?

Há diversas formas de você utilizar o seu dinheiro na viagem aos Estados Unidos. Você pode levá-lo em espécie, adquirir cartões pré-pagos ou, ainda, utilizar seu cartão de crédito internacional. Cada uma destas opções tem suas vantagens e desvantagens, então é importante você tomar sua decisão somente após se informar sobre elas.

Dólar em espécie

Você pode ir a uma casa de câmbio e comprar a moeda em espécie. Basta você fazer uma pesquisa sobre a cotação da moeda nas casas de câmbio da sua cidade e, assim, comprar os dólares. Eu sempre opto por casas de câmbio que me dão notas trocadas, pois é melhor do que levar notas muito altas para a viagem.

Você também pode pesquisar a cotação da moeda nos bancos. Já comprei dólares diretamente no banco, pois a cotação estava melhor do que em casas de câmbio. É simples: pesquise o melhor preço, compre as notas e guarde em um lugar seguro, principalmente durante a viagem!

Se você for levar grande quantidade de dinheiro em espécie, seja muito cuidadoso em carregá-lo na sua viagem. Não é porque você está em um país de primeiro mundo que trombadinhas não podem aparecer. Ou, ainda, vai que você perca esse dinheiro todo em algum lugar? O ideal é mantê-lo junto ao seu corpo. Uma alternativa é utilizar doleiras por baixo da roupa. É prático e seguro.

A grande vantagem de levar dólares em espécie é que se torna mais barato para você. Embora no ano de 2016 tenha sido instituído IOF de 1,1% sobre a compra da moeda, o valor ainda é menor do que o IOF incidente sobre as operações no cartão de crédito (IOF de 6,38%). Para entender melhor a incidência do IOF sobre essas operações, leia essa notícia aqui.

Visa Travel Money

Outra alternativa que você tem é adquirir um cartão Visa Travel Money. Ele é um cartão pré-pago. Ou seja, você efetua o pagamento em reais para a instituição que você adquiriu o cartão (bancos ou casas de câmbio). Após fazer a conversão para dólar, eles colocam o crédito no seu cartão Visa Travel Money. A lógica é basicamente a mesma de fazer recarga em telefone celular pré-pago.

A sua grande vantagem é que se torna muito mais seguro ter seus dólares ali: caso você extravie o cartão, basta ligar para a instituição financeira e bloqueá-lo. Para utilizá-lo, você faz o pagamento das compras no débito durante a viagem. Essas operações somente poderão ser feitas nos estabelecimentos que aceitam a bandeira Visa. Outra vantagem deste cartão é que você pode efetuar saques de dinheiro em caixas automáticos nos Estados Unidos.

Antes da viagem, informe-se bem com a instituição em que você adquirir o cartão sobre todas as taxas cobradas, pois você não vai querer ter surpresas durante as férias. São cobradas taxas para efetuar saques no exterior e também para fazer a recarga de dólares no cartão. Para entender melhor sobre o Visa Travel Money, acesse este link aqui.

Cartão de crédito internacional

Você também pode optar por fazer suas compras no exterior utilizando seu cartão de crédito internacional. Primeiro, você deve se certificar que o seu cartão está habilitado para operações financeiras no exterior. Os bancos também podem exigir que você faça uma comunicação prévia sobre o período em que você vai estar viajando. No meu banco, basta eu acessar o aplicativo no celular e comunicar, previamente, a data e o país para o qual eu vou ir. Informe-se no seu banco se há necessidade de fazer essa comunicação antes da viagem.

É importante você também se informar sobre o câmbio a ser cobrado na sua fatura do cartão de crédito. Neste ano, o Banco Central aprovou a Circular nº 3.813, que altera a regulamentação cambial quanto à conversão em reais dos gastos realizados em moeda estrangeira nos cartões de crédito. De acordo com essa nova norma, a instituição financeira pode ofertar ao seu cliente a opção para que pague a fatura do cartão no valor equivalente em reais da data que efetuado o gasto em moeda estrangeira. Ou seja, pode ser que a cobrança não seja mais da cotação do dólar no momento do fechamento da fatura do cartão de crédito.

Mas então qual é a melhor opção?

Dentre todas as opções, a melhor será aquela que se adapta ao seu destino e estilo de viagem. Você deve levar em conta que precisa de dinheiro em espécie para pequenas compras e gorjetas, por exemplo. Já o cartão Visa Travel Money é mais seguro, pois você não carrega muito dinheiro em espécie e se obriga a controlar mais os gatos: sem saldo, sem gasto. O cartão de crédito eu normalmente utilizo para aquelas comprinhas extras que surgem durante a viagem, mas sempre com moderação.

Seja qual for a solução para você, o importante é pesquisar as melhores cotações da moeda nas casas de câmbio e nos bancos. Também esteja ciente das taxas cobradas na utilização do cartão Visa Travel Money e do cartão de crédito internacional. Assim, você não terá nenhuma surpresa e poderá curtir suas férias sem dores de cabeça!

Gostou do que está lendo?

Junte-se à nossa rede de viajantes e receba grátis as atualizações do blog!>