Torre de TV e o que fazer na Alexanderplatz em Berlim

Um pouco sobre a Torre de TV em Berlim

A Torre de TV (em alemão: Berliner Fernsehturm) fica na Alexanderplatz e é um ótimo lugar para ver Berlim lá do alto. Ela foi construída entre os anos de 1965 e 1969, sendo então considerada símbolo de Berlim governada pela República Democrática Alemã.

Originalmente, a torre possuía 365 metros de altura. Após a instalação de uma nova antena, passou a medir 368 metros. Hoje ela é considerada a quarta maior estrutura sem apoios da Europa. Por ser muito alta, você vai conseguir ver a torre de vários pontos da cidade.

Lá em cima, há uma plataforma para visitantes, que fica a mais ou menos 204 metros de altura. Em dias claros, dizem que a visibilidade pode chegar a 42 quilômetros! Um pouco acima da plataforma, você também vai encontrar um restaurante giratório, que completa uma volta a cada vinte minutos.

Para ver todos os posts sobre Berlim, clique aqui

Entenda onde fica a Torre de TV

No mapa abaixo, eu marquei em roxo a Torre de TV. Ela fica mais afastada de outros pontos turísticos importantes, como o Reichstag, a East Side Gallery e o Checkpoint Charlie, que estão em amarelo.

Como é o passeio?

Se você comprar o ingresso online, não esqueça de imprimir e levá-lo consigo quando for até a Torre de TV. Após passar por rigososas revistas de segurança, você irá pegar um elevador que, em 40 segundos, levará você até a passarela de observação. Lá em cima, faça toda a volta e aproveite para ver Berlim de todos os ângulos.

A cidade é plana e isso permite que você tenha uma boa noção da sua imensidão e enxergue todos os cantos lá de cima. Ao fundo, é possível ver o Tiergarten e o Rio Spree cortando Berlim. Embaixo das janelas, placas explicam um pouquinho sobre as construções da cidade. As explicações estão em alemão, inglês, francês e espanhol.

Dias e horários de funcionamento

A Torre de TV abre diariamente. De março a outubro, o horário de funcionamento é das 9 horas à meia-noite. De novembro a fevereiro, das 10 horas à meia-noite. O último horário permitido para subir até o mirante é às 23:30. O restaurante permite entradas até às 23 horas.

Vale lembrar que a torre fecha duas vezes por ano para manutenção e limpeza. Antes de viajar, consulte o site oficial para ver quais são as próximas datas marcadas para fechamento.

Tiergarten e o Reichstag vistos da Torre de TV

Comprando os ingressos online

Você pode comprar o ingresso para subir na Torre de TV tanto online como no local. Eu acho a primeira opção muito melhor, pois, embora seja mais cara, permite que você economize um tempão na fila que poderia ser aproveitado fazendo outros passeios nos arredores.

Outra informação importante é que, se você comprar o ticket online, terá preferência para subir no observatório. O elevador que dá acesso à plataforma, por exemplo, tem uma fila especial para quem possui algum fast track ticket (leia-se: aquele comprado online). Para comprar seu ingresso online, clique aqui.

Quanto custam os ingressos?

O preço dos ingressos, se comprados na hora, são:

  • Adultos: 13 Euros
  • Crianças (a partir de 4 anos): 8,50 Euros
  • Menores de 4 anos: grátis

O preço dos ingressos comprados online são:

  • Early Bird Ticket (entrada quando a torre abre, ou seja, às 9 horas de março a outubro, e às 10 horas de novembro a fevereiro): 15,50 Euros
  • Fast View Ticket (você escolhe a data e a hora da visita): 17,50 Euros
  • Late Night Ticket (subidas na torre a partir das 21:30): 15,50 Euros

Como chegar?

  • Ônibus: linhas 100, 200, M48, N5 e TXL, parada S+U Alexanderplatz; linha 248, parada Littenstrasse; linhas N8, N40, N42, N65 e U2, parada Berliner Rathaus
  • S-Bahn: linhas S3, S5, S7 e S75, parada Alexanderplatz
  • U-Bahn: linhas U2, U5 e U8, parada Alexanderplatz
Cuidado ao atravessar a rua em frente à Torre de TV: tem um monte de bondinhos!

O que fazer nos arredores?

A Torre de TV fica no coração da Alexanderplatz. Essa praça gigantesca é um calçadão repleto de lojas e restaurantes. Ela também já apareceu em diversos filmes e deve ser incluída no seu roteiro em Berlim. Porém tenha em mente que aqui você irá ver um lado da cidade que não é tão glamouroso e limpo como a região da Potsdamer Platz, por exemplo.

No decorrer da Segunda Guerra Mundial, a Alexanderplatz foi bastante danificada e, somente nos anos 60, ela começou a ser reconstruída. Como a praça está localizada na parte leste da cidade, era considerada o centro de Berlim Oriental quando a Alemanha estava dividida. Por isso, muitos prédios que ficam ao redor da Alexanderplatz foram construídos em estilo arquitetônico da época comunista.

Provando o currywurst pela primeira vez

Eu já havia lido que não podia ir embora de Berlim sem provar o currywurst, que é considerado prato típico da cidade. Esse prato normalmente é vendido em redes de fast food e é, basicamente, uma salsicha de porco cortada e temperada com ketchup e curry.

Dizem que o prato surgiu depois da Segunda Guerra Mundial, quando alguém teve a ideia de vender essa comida de rua a um preço camarada em meio ao cenário de destruição e de poucos recursos que o país estava. Ao longo dos anos, o currywurst ficou cada vez mais conhecido e hoje pode ser encontrado facilmente pelas ruas de Berlim.

A forma mais tradicional de comer o currywurst é em um pratinho simples de papelão, com batata-frita acompanhando a salsicha. Embora seja bom, eu achei o tempero da salsicha um pouco enjoativo e acabou sendo a primeira e única vez que comi o prato por lá!

Aproveitamos para provar o prato em uma franquia chamada Currywurst Express, que fica na rua Dircksenstraße, paralela à Alexanderplatz. Bem em frente ao local, tem mesinhas onde as pessoas levam as bandejas para sentar e comer. Outras opções de fast food por ali são o Mc Donald’s e o Burger King.

O relógio mundial de Berlim

O relógio mundial (em alemão: Urania-Weltzeituhr) também fica na Alexanderplatz e é um relógio enorme que mostra o horário em várias cidades ao redor do mundo. Ele vai girando conforme as horas passam e você pode ver que horas são no Brasil, por exemplo.

Fonte da Amizade Internacional

Bem no centro da Alexanderplatz também fica a Fonte da Amizade Internacional (em alemão: Brunnen der Völkerfreundschaft). Ela foi construída em 1970, durante a remodelação da praça, e possui 23 metros de diâmetro.

Fonte da Amizade Internacional no meio da Alexanderplatz
Sem esquecer das comprinhas

Na Alexanderplatz, você vai encontrar lojas famosas de compras, como a Saturn (eletroeletrônicos), a Galeria Kaufhof (loja de departamentos) e a Primark (loja de roupas). As famosas redes de farmácias alemãs, DM e Rossmann, também possuem lojas ali. Vale a pena dar uma passada em todas, principalmente as farmácias, sempre com produtinhos bons e baratos.

A poucos minutos de caminhada da praça também está o Shopping Alexa, que possui mais de 180 lojas. Dentre elas, estão a Douglas (que é concorrente da Sephora), H&M, Levis, MAC, Zara, Rituals Cosmetics (amo) e The Body Shop. Apesar de possuir várias lojas boas, eu gostei mais da estrutura do Mall of Berlim, que fica próximo à Potsdamer Platz e é mais moderno.

Terminando o dia no Shopping Alexa

Para ver todos os posts sobre a Alemanha, clique aqui

Gostou do que está lendo?

Junte-se à nossa rede de viajantes e receba grátis as atualizações do blog!>

Comente aqui!

Comentários