Yosemite National Park e Tioga Pass: a combinação perfeita

Tioga Pass Road

A Tioga Pass Road é uma linda estrada da Califórnia que fica aberta durante poucos meses do ano. Ela fecha apenas quando está nevando. Percorremos grande parte dela, iniciando logo após visitar Mammoth Lakes (post aqui).

Através da Tioga Pass Road, entramos no Yosemite National Park. No fim do dia, saímos do parque por ela para dormir em Modesto, uma cidade estrategicamente localizada no meio do caminho para seguir até San Francisco no dia seguinte.

Entenda onde fica a Tioga Pass Road e Yosemite

No mapa abaixo, eu marquei em amarelo Las Vegas e também as principais cidades da Califórnia. Yosemite National Park está marcado de roxo. A Tioga Pass Road (CA-120) corta o parque exatamente no meio. Clique nas marcações para ver o nome das cidades e entender onde fica o parque.

Planejando o roteiro

Estivemos por lá em junho, nos últimos dias da primavera, e a estrada já estava aberta. Ela possui inúmeras paradas incríveis para observar a paisagem e é muito bem conservada. Mesmo no verão, estava muito frio. O pico de muitas montanhas ainda tinha neve e, em alguns pontos, pudemos ver a neve bem de pertinho.

Como é uma estrada que atravessa o Yosemite National Park exatamente no meio, encurta muito a passagem de um lado para o outro do parque. Isso evita que você tenha que atravessar pelo norte ou pelo sul, aumentando a viagem em várias horas. Então se você estiver na região nos meses em que a estrada estiver aberta, não deixe de passar por ela!

Tioga Lake

Entrando na Tioga Pass Road (CA-120) pelo lado leste, o caminho é cheio de mirantes com paisagens maravilhosas. Um ponto imperdível de parada é o Tioga Lake, que fica a aproximadamente 3 quilômetros antes da entrada do Yosemite National Park. O lago fica na região de Inyo National Forest, tem uma cor azul turquesa e vista para as montanhas.

Informação importante!

Antes de cair na estrada, verifique o site oficial da Tioga Pass Road. Você precisa saber quais as suas condições e se ela já está aberta.

Yosemite National Park

O Yosemite National Park (site oficial) está localizado na Califórnia. Ele cobre uma área de 3.081 km² e possui altitudes entre 600 e 4.000 metros, sendo considerado um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade. Ali é possível ver montanhas e desfiladeiros espetaculares, cascatas, lagos, bosques, sequoias gigantes, uma enorme biodiversidade e os famosos ursos da Califórnia.

As estradas são bem sinalizadas e, no verão, o parque fica lotado. É preciso ter paciência para encontrar lugar para estacionar nos pontos turísticos e é importante encher o tanque do carro antes de entrar no parque, pois os pontos para comida, banheiro e posto de gasolina são bem espaçados e delimitados.

Tome nota antes de ir

Como em todas as regiões da Califórnia que são habitadas por ursos, há diversos avisos para não deixar comida dentro do carro, pois os bichinhos realmente arrombam se sentirem o cheiro. Há lixeiras adequadas para comida e lockers para trancar os seus pertences, caso vá estacionar o carro e sair para caminhar.

Dentro do Yosemite National Park, há diversos pontos para acampamento, trilhas, escaladas. Em Yosemite Valley, há hotéis e restaurantes, e é a parte mais cheia de turistas.

Em junho de 2016, pagamos USD30,00 por carro para entrar no parque, que inclui acesso gratuito aos ônibus que levam para diversos pontos turísticos.

Tuolumne Meadows

Tuolumne Meadows é uma área aberta onde passa o Rio Tuolumne e é cercada por rochas graníticas enormes e uma vasta vegetação. A elevação é de aproximadamente 2.627 metros e é um ótimo local para tentar ver algum animal selvagem.

Tenaya Lake

O Tenaya Lake é o maior lago dentro dos limites do Yosemite National Park. Suas águas são transparentes e ele é rodeado por montanhas graníticas e vasta vegetação. A sua elevação é de aproximadamente 2.484 metros e é simplesmente lindo sentar por ali para apreciar a paisagem.

Olmsted Point

O Olmsted Point é uma área que tem uma vista incrível do Tenaya Canyon e do Half Dome. Ele tem esse nome em homenagem a Frederik Law Olmsted, que planejou a Tioga Pass Road. O arquiteto ficou deslumbrado com a vista deste local e decidiu que a estrada passaria por ali. O mirante está localizado a aproximadamente 2.500 metros de altitude.

Tunnel View

O Tunnel View é um mirante que possui uma das vistas mais bonitas do Yosemite National Park. Dali, é possível ver o El Captain, o Half Dome e a Bridalveil Fall caindo sobre o Yosemite Valley. Por ser lindo, é um ponto concorrido pelos turistas e é preciso ter paciência para encontrar uma vaga para estacionar.

Glacier Point

O Glacier Point é, sem dúvidas, o mirante mais difícil de chegar e o mais lindo. A estrada até lá é afastada dos demais pontos turísticos e fica bem perigosa em certos trechos, mas a vista compensa todo o esforço! É possível ver, lá de cima, todos os pontos principais do Yosemite National Park, como o Half Dome e as cachoeiras Nevada e Vernal Falls.

Yosemite Falls

A Yosemite Falls é uma das cachoeiras mais altas do mundo, possuindo 739 metros de altura. Não chegamos a descer em local próximo a ela porque a vimos de vários outros pontos de Yosemite. Há uma trilha chamada Lower Yosemite Falls, que permite chegar bem pertinho da cachoeira, com cerca de 1,6 quilômetro, contando a ida e a volta.

Informações importantes

Dentro do parque, quase não há sinal de celular, então faça o download de todo o mapa da região antes de ir. Durante o verão, o parque é cheio e a disputa por estacionamento é grande, então procure chegar cedo para poder ver todas as atrações.

Por ser uma região habitada por animais selvagens, também é importante observar os avisos sobre não alimentá-los e não deixar comida dentro do carro. Encha o tanque do carro antes de ir, pois a gasolina lá dentro é bem mais cara!

Gostou do que está lendo?

Junte-se à nossa rede de viajantes e receba grátis as atualizações do blog!>

Comente aqui!

Comentários