Napa Valley: repleto de vinhos e boa gastronomia

Um pouco sobre Napa Valley

Napa Valley é uma das principais regiões produtoras de vinho do mundo. Além de possuir inúmeras vinícolas, há excelentes restaurantes e hotéis. As atrações e a paisagem são perfeitas para quem quer fazer um tour gastronômico e romântico. Também é uma ótima opção de passeio para quem está passando alguns dias em San Francisco e quer fazer um bate-e-volta.

O Condado de Napa (em inglês: Napa County) fica na Califórnia e foi fundado em 1850. Ele é composto por cinco cidades. Napa é a mais populosa e Yountville a que possui a menor população. A combinação perfeita entre o clima e a geografia fizeram com que Napa Valley formasse um ótimo ambiente para o cultivo de uvas e, consequentemente, para a produção de vinhos. A região também é a segunda mais visitada pelos turistas na Califórnia, perdendo somente para a Disneyland, em Anaheim.

Entenda onde fica o Vale do Napa

No mapa abaixo, eu marquei em amarelo Las Vegas e também as principais cidades da Califórnia. As cidades que compõem o Vale do Napa estão marcadas de roxo. Clique nas marcações para ver o nome das cidades e entender onde fica o Vale do Napa.

Planejando o roteiro

Organizamos o roteiro levando em conta que faríamos apenas um bate-e-volta desde San Francisco. É o suficiente para quem tem pouco tempo na cidade e quer conhecer as principais vinícolas do Napa Valley, fazer um tour explicativo, degustar vinho e espumante e, de quebra, almoçar ou jantar em um bom restaurante.

O primeiro passo foi pesquisar no site oficial da região quais os locais que gostaríamos de visitar. Em seguida, selecionamos uma boa padaria para iniciar o dia, uma vinícola para fazer visitação e um restaurante para jantar antes de retornar a San Francisco. Com o roteiro em mãos, caímos na estrada bem cedo e fizemos as visitas na ordem que eu vou escrever aqui no post.

Bouchon Bakery

Eu já havia lido que a Bouchon Bakery é parada obrigatória em Napa Valley. Não pensamos duas vezes e iniciamos o dia provando as delícias do chef Thomas Keller.

A padaria possui diversas opções de cafés e doces, que no geral são franceses. Ela fica em uma casinha verde com uma plaquinha amarela e bancos de madeira na frente. Chegamos cedo e havia uma fila pequena, já que as pessoas faziam o pedido, embalavam os doces para viagem e não permaneciam ali para comer. Pedimos dois cafés mocha, dois macarons e outros dois doces que eram espetaculares!

Eu gostei tanto da Bouchon Bakery que, quando fui a Las Vegas, não descansei até encontrar a unidade que fica dentro do hotel The Venetian (leia o post aqui).

Endereço: 6528 Washington St, Yountville, CA 94599

Bouchon Bistro

Ao lado da padaria, fica o Bouchon Bistro, que também é do chef Thomas Keller e é muito bem recomendado. Como é um restaurante estrelado, confira no site oficial se há necessidade de fazer reserva antes. No Open Table também é possível fazer reserva.

Para ver o menu completo do restaurante, com os preços, consulte o site oficial.

Endereço: 6534 Washington St, Yountville, CA 94599, EUA

Robert Mondavi Winery

Saindo da Bouchon Bakery, fomos até a vinícola Robert Mondavi, que é uma das mais famosas de Napa Valley. Devido ao sucesso da vinícola, ela foi responsável por uma considerável parcela da fama internacional da região. Como eu havia lido que os tours estão sempre cheios, corremos para garantir nosso ticket e reservar um horário para o passeio.

Há vários tipos de tours, mas optamos pelo Discovery tour and tasting, que é indicado para iniciantes e famílias em geral. Ele dá direito à degustação de dois vinhos e dura cerca de 30 minutos. Pagamos USD20 por pessoa.

Segundo o site oficial, esse tour é oferecido diariamente, entre os meses de maio e outubro. Fomos em dezembro e, mesmo assim, estava disponível. Compramos nosso ingresso para o início da tarde e saímos explorar um pouco mais da região antes de voltar para o tour.

Endereço: 7801 St Helena Hwy, Oakville, CA 94562

O tour pela vinícola Robert Mondavi

Logo após visitarmos as vinícolas V. Sattui e Hall Wines (descritas logo abaixo), retornamos para o nosso tour na Robert Mondavi, que é feito todo em inglês. Formamos um pequeno grupo de cerca de dez pessoas e cada um ganhou uma taça no início do tour, que ficaria conosco durante todo o passeio.

Nos reunimos com a nossa simpática guia em uma pequena sala, onde ela explicou um pouco da história da vinícola e de Robert Mondavi, que foi o seu fundador. Passeamos pelos parreirais, pelos imensos barris de carvalho e fizemos duas paradas para degustar dois vinhos: um Moscato e um Cabernet. A nossa guia explicou todo o processo de fabricação dos vinhos e mostrou, inclusive, as antigas prensas de uva. O passeio é completo e relativamente rápido, então recomendo para quem quer ter tempo livre para conhecer outros locais no mesmo dia.

V. Sattui Winery

Paramos rapidamente na vinícola V. Sattui, que é uma graça. Tem estacionamento, uma ampla área com mesinhas ao ar livre e um mercado incrível, que vende diversos produtos coloniais: vinhos, queijos e frios em geral. Ali pudemos fazer degustação gratuita de alguns produtos, como um azeite de oliva temperado que estava divino.

Endereço1111 White Ln, St Helena, CA 94574

Hall Wines

A Hall Wines, com seu famoso hall envidraçado, é uma das vinícolas mais modernas da região. Os jardins são cheios de obras de arte e cadeiras de madeira com vista para as parreiras. Não ficamos muito tempo porque precisávamos voltar para o tour na vinícola Robert Mondavi, mas vale fazer um passeio pelos seus jardins impecáveis.

Endereço401 St Helena Hwy, St Helena, CA 94574

Castello di Amorosa

Castello di Amorosa é uma réplica de um castelo italiano todo em tijolo à vista. Não fizemos o tour, mas, a julgar pela quantidade de turistas que estava por lá, deve ser ótimo. Para conferir os horários de funcionamento e a variedade de tours e degustações, consulte o site oficial.

Endereço: 4045 St Helena Hwy, Calistoga, CA 94515

Beringer

A nossa próxima parada foi a Beringer, que é uma das vinícolas mais antigas e tradicionais de Napa Valley. Como já havíamos feito o tour na Robert Mondavi, optamos por não ir neste.

Consulte o site oficial para ver informações sobre os horários e preços dos passeios. Há opções de tour tanto para iniciantes como para quem já entende um pouco mais de vinho e quer aprofundar o assunto.

Endereço: 2000 Main St, St Helena, CA 94574

Mumm Napa

Saímos da Beringer e eu estava ansiosa para a nossa próxima parada: a Mumm Napa. Esse lugar é excelente para passar o fim da tarde degustando espumante (em inglês: sparkling wine) com uma vista para os parreirais.

A Mumm é uma das produtoras de espumante mais famosas de Napa Valley e também está aberta para tours e degustação. O seu horário de atendimento é das 10 às 18 horas, sendo a última entrada liberada até às 17:45. Não é necessário fazer reserva: é só chegar e pedir por uma mesa.

A degustação é servida em um salão envidraçado de frente para as parreiras e há poucas opções de petiscos no cardápio: o foco mesmo são as bebidas. Pedimos uma opção de tasting com três tipos de espumante e pagamos USD20 por pessoa, com direito a três taças para cada um. Como acompanhamento, pedimos um salgadinho. É uma delícia, não deixe de ir!

Endereço: 8445 Silverado Trail, Napa, CA 94558

Restaurante Redd Wood

Terminamos o dia jantando uma deliciosa pizza com couve-de-bruxelas no Redd Wood. O restaurante é envidraçado e possui dois ambientes: um com o bar e outro com as mesas. O lugar também é bem aconchegante, com luz baixa e uma musiquinha agradável.

O atendimento foi ótimo e a pizza que comemos está entre as preferidas da vida! O sabor que pedimos é o Brussels Sprouts e tinha mozzarella, cebolas caramelizadas, presunto defumado e couves-de-bruxelas crocantes por cima. Sensacional!

Para conferir o menu completo do restaurante, com os preços, consulte o site oficial.

Endereço: 6755 Washington St, Yountville, CA 94599

Foto retirada do site: grailmag.com

Informações importantes

Você pode organizar um passeio de vários dias por Napa Valley, dependendo a quantidade de vinícolas, restaurantes e cantinhos que você queira visitar. Organizamos nosso roteiro com o que nos interessou mais para que pudéssemos encaixar em um bate-e-volta desde San Francisco.

Como fomos em dezembro, no inverno americano, o tempo estava fechado e, por sorte, não choveu enquanto estávamos lá. Procure ir em um dia com céu limpo e livre de chuvas, pois há muita coisa ao ar-livre para ver. Também vá com disposição para comer e beber bem e bastante, pois é o foco da região.

Eu não consegui fazer, mas há um passeio com balão de ar quente, que deve ser incrível! Uma das empresas que vende o passeio é a Napa Valley Balloons (site oficial). Essa empresa possui certificado de excelência no Trip Advisor: leia as avaliações aqui.

A foto que não deu certo! 😀

Gostou do que está lendo?

Junte-se à nossa rede de viajantes e receba grátis as atualizações do blog!>

Comente aqui!

Comentários