Muir Woods National Monument: parque das sequoias gigantes

Um pouco sobre Muir Woods National Monument

Muir Woods National Monument (site oficial) está localizado próximo à cidade de Mill Valley, na Califórnia. Essa região faz parte do Golden Gate National Recreation Area e fica a aproximadamente 25 quilômetros de San Francisco.

O parque possui mais de 200 hectares de área protegida. Cerca de 97 hectares são cobertos por floresta de redwoods, que são as sequoias gigantes. Essas árvores podem viver até mil anos e atingir uma altura de sessenta metros!

Endereço: 1 Muir Woods Rd, Mill Valley, CA 94941

Entenda onde fica o Muir Woods National Monument

No mapa abaixo, eu marquei em amarelo Las Vegas e também as principais cidades da Califórnia. O Muir Woods National Monument está marcado de roxo. Clique nas marcações para ver o nome das cidades e entender onde fica o parque.

Como chegar no parque?

Muir Woods National Monument fica a cerca de 25 quilômetros de San Francisco. Saindo da cidade, você deve atravessar a Golden Gate e passar por Sausalito. Apesar de a distância ser pequena, a estrada é bastante sinuosa, então você pode demorar até 1 hora para chegar lá.

Onde estacionar e horários de funcionamento

Os estacionamentos estão localizados próximos à entrada do parque. Logo que você chegar, perceberá o primeiro estacionamento bem ao lado da entrada. Seguindo a Muir Woods Road, que é a rua principal, você encontrará o segundo e o terceiro estacionamento. São todos gratuitos. Algumas pessoas estacionam no acostamento da estrada e vão caminhando até o parque.

O local é aberto somente durante o dia, fechando ao pôr-do-sol. Ele abre às 8 horas e fecha das 17 às 20 horas, dependendo da época do ano. Os ingressos são vendidos até 30 minutos antes de fechar o parque. Já a lojinha de souvenirs e o café fecham 1 hora antes do Muir Woods. Para conferir o horário exato de funcionamento, de acordo com a época do ano que você estiver viajando, consulte o site oficial.

Como é a visita?

Quando chegar na entrada do parque, você verá um quiosque que vende os ingressos. Ali também há banheiros, uma loja de souvenirs e um pequeno café. Em junho de 2016, pagamos USD8,00 por pessoa para entrar e ganhamos um mapinha indicando as trilhas e informações sobre as sequoias.

São três opções de trilhas dentro do parque, que somam aproximadamente 10 quilômetros. Essas trilhas podem durar 30 minutos, 1 hora ou 1 hora e meia, contando a ida e a volta. Há, ainda, opções mais longas que vão até Mount Tampais State Park. Outra opção popular é a que vai de Muir Woods a Stinson Beach.

No site oficial, há um mapa de todas as trilhas disponíveis, com informações sobre banheiros e estacionamentos próximos a elas.

No início do caminho, há muitas placas sinalizadoras e informativas. O chão é asfaltado, há bancos e uma sombra muito gostosa. O cheirinho de natureza também é muito bom. Conforme você se afasta da entrada do parque, há menos acessibilidade.

Curiosidades sobre as sequoias

Ao longo do parque, há quadros comparativos entre a idade de uma sequoia e a história em geral.

Em um dos quadros, há uma marcação do nascimento da árvore, em 909 antes de Cristo. Já no ano 1325, quando formada a segunda camada do tronco da árvore, é marcado o ano em que os astecas começaram a construção de Tenochtitlán, no México. A próxima camada do tronco é formada quando Colombo velejou para as Américas, em 1492. São feitas outras marcações até que, no ano de 1930 – mais de mil anos após o nascimento -, a árvore morre. Incrível, né?

 

As árvores do tipo redwood vivem no planeta há milhões de anos. Há mais de cem milhões de anos, essas espécies de árvore coexistiram com dinossauros e outras espécies de animais e plantas que hoje são extintos.

Há cerca de 65 milhões de anos, um grande meteoro atingiu a Terra e causou mudanças drásticas na geologia e no clima. Os dinossauros e diversas outras espécies de plantas e animais foram extintos, mas as redwoods sobreviveram à catástrofe e estão vivas até hoje. Curiosamente, sobreviveram a terremotos, enchentes, tempestades e, inclusive, ao homem.

Tome nota antes de ir!

A estrada até o Muir Woods National Monument é bastante sinuosa, então os 25 quilômetros são facilmente feitos em aproximadamente uma hora.

Por ser em meio à mata, não há sinal de celular no caminho e no próprio parque, então faça o download do mapa de toda a região. Por ser bastante retirado, também vá com o tanque do carro cheio.

Por fim, preste atenção ao mapinha que você ganhará na entrada do parque. Ele contém as principais trilhas, com as distâncias a serem percorridas em cada uma delas.

Muir Beach Overlook

Após visitar o Muir Woods National Monument, não deixe de ir até o Muir Beach Overlook. É um mirante que fica a pouco mais de 5 quilômetros dali, em frente à praia de Muir Beach. Lá em cima, há estacionamento gratuito e uma escadinha que leva até a ponta do mirante. Tanto a praia Muir como o mirante fecham 1 hora após o pôr-do-sol.

Esta vista é uma das minhas preferidas da Califórnia. É simplesmente lindo observar aquela imensidão do pacífico à nossa frente!

Endereço: Muir Beach Overlook, Muir Beach, CA 94965

Gostou do que está lendo?

Junte-se à nossa rede de viajantes e receba grátis as atualizações do blog!>

Comente aqui!

Comentários