Ilha de Alcatraz, Fisherman’s Wharf e Ghirardelli Square

Planejando o roteiro

Na sua viagem a San Francisco, reserve um dia para conhecer a prisão localizada na famosa Ilha de Alcatraz. Depois do passeio, caminhe pela orla na região de Fisherman’s Wharf. É ali que fica o Pier 39, que é o mais famoso da cidade e cheio de lugares legais para almoçar. Estenda o passeio pela Jefferson Street, no trecho que vai até a Ghirardelli Square, e aproveite para visitar a fábrica de chocolates.

Confira no mapa abaixo a distância a pé entre esses lugares e, logo depois, o que há de melhor em cada um deles.

Para ver todos os posts sobre a Califórnia, clique aqui

Onde estacionar nessa região da cidade?

Se você estiver de carro em San Francisco, tenha em mente que o estacionamento é caríssimo na cidade. Na região da orla, também pode ser difícil de encontrar vaga em estacionamento público. Se, mesmo assim, encontrar uma vaga, saiba que você pode estacionar por até 4 horas e o pagamento é feito através de parquímetro.

Quem quer ter tempo para visitar a Ilha de Alcatraz e depois caminhar pela orla, deve estacionar em um dos diversos prédios de estacionamento pago da região. Eles normalmente são cobertos e podem custar até USD10,00 a hora, com preço máximo do dia em torno de USD30,00.

No mapa abaixo, eu marquei em roxo os pontos turísticos que eu vou citar aqui no texto. Em amarelo, estão os principais prédios de estacionamento pago que ficam na região. Clique nas marcações coloridas para ver o endereço de cada um deles.

Ilha de Alcatraz

A Ilha de Alcatraz fica no meio da Baía de San Francisco e é impossível não a ver quando você estiver passeando pela orla. Inicialmente, a ilha foi utilizada como base militar. Em 1934, ela foi transformada em uma das prisões de segurança máxima mais famosas do mundo e funcionou por 29 anos. Nesse período, criminosos como Al Capone cumpriram pena por lá.

A prisão fechou em 1963, um ano depois de ocorrer a primeira fuga. O governo americano anunciou que um dos motivos do fechamento era o alto custo da sua manutenção. Ou seja, valia mais a pena construir uma prisão mais moderna do que reformar Alcatraz. Hoje em dia, a prisão é um dos pontos turísticos mais visitados de San Francisco.

Como chegar na Ilha de Alcatraz e quanto custam os ingressos?

Para ir até a Ilha de Alcatraz, você deve tomar um ferry boat da empresa Alcatraz Cruises. O barco sai do Pier 33 e demora 15 minutos para chegar até a ilha. Os ferry boats partem, normalmente, a cada meia hora. O primeiro sai às 8:45 do pier e o último retorna da Ilha de Alcatraz às 21:25. Para conferir os horários exatos de saída e retorno dos barcos, consulte o site oficial.

Compre os seus ingressos no site oficial. Como há muita procura para o passeio, os ingressos costumam esgotar dias antes, principalmente em alta temporada. Você também pode deixar para comprar na hora, nos guichês da empresa Alcatraz Cruises, porém a chance de não encontrar ingressos disponíveis para os próximos dias é enorme.

Comprando online, basta você selecionar o dia da sua visita e depois clicar em Search. Na página seguinte, irão aparecer os horários disponíveis. Posicionando o mouse em cima deles, você vai saber quantos tickets ainda estão disponíveis para aquele determinado horário.

Atualmente, o ingresso custa USD37,25 para pessoas de 18 a 61 anos, no passeio diurno. O passeio noturno custa USD44,25. Para conferir os preços diferenciados para crianças, idosos e famílias de quatro pessoas, consulte o site oficial.

Eu sempre comprei o ingresso para a primeira hora da manhã. Assim dá tempo de fazer o tour com calma e tomar o ferry boat para voltar antes que a ilha encha muito. Reserve, pelo menos, 2 horas e meia para a sua visita, contando a ida e a volta ao Pier 33.

Como é o passeio na Ilha de Alcatraz?

Ao chegar à Ilha de Alcatraz, você será direcionado a uma sala para retirar o seu audioguia. Ele é gratuito e possui a opção de áudio em português. Para iniciar o passeio, dirija-se até a primeira sala e aperte o botão para começar a ouvir o áudio. As explicações são completas e levarão você a todas as dependências da prisão.

Alguns dos principais locais visitados são o refeitório, as celas com réplica dos objetos originais e a biblioteca. Você também irá ouvir histórias sobre as tentativas de fuga, depoimentos dos detentos, como era o dia-a-dia na prisão e também fará uma visita à sua parte externa.

Após o passeio, você pode ir até a lojinha de souvenirs, circular pela ilha e fotografar a orla. Quando quiser retornar ao Pier 33, basta entrar na fila dos ferry boats e aguardar o próximo chegar.

Tome nota antes de ir!

Calce sapatos muito confortáveis, pois você irá caminhar bastante durante o passeio! Tenha em mente que há muitas rampas e as distâncias são longas dentro da ilha. Quando você entrar no ferry boat, procure sentar na parte externa para ter uma vista incrível da Baía de San Francisco.

Antes de visitar Alcatraz, assista ao filme Alcatraz – Fuga Impossível para saber o que lhe espera na ilha! O filme foi gravado dentro da prisão e você irá passar em todos os lugares em que detentos tentaram fugir e terá uma ideia de como era o dia-a-dia nesse lugar sombrio!

Fisherman’s Wharf

O Fisherman’s Wharf é um bairro de San Francisco que se estende do Pier 35 até a Ghirardelli Square. Apesar de estar sempre cheia, é uma região que você tem que visitar quando estiver na cidade. Aproveite para caminhar sem pressa por ali logo após visitar a Ilha de Alcatraz.

Foto retirada do site: discoverbooktravel.blogspot.com.br
Pier 39

A pouco mais de 5 minutos de caminhada do Pier 33 está o Pier 39. Ele é uma das atrações turísticas mais populares de San Francisco e ali você vai encontrar restaurantes, lojas e leões marinhos.

Uma das suas atrações é o Aquarium of the Bay, que fica logo na entrada do pier. Há mais de 20 mil animais e plantas marinhas expostas ali, incluindo tubarões e arraias gigantes. Atualmente, o ingresso custa USD24,95 por adulto e pode ser comprado no site oficial.

O aquário fica aberto, normalmente, das 10 às 19 horas. Os horários podem variar conforme o dia da semana e a estação do ano que você for. Para conferir o horário de funcionamento de acordo com a data da sua viagem, consulte o site oficial.

Onde comer no Pier 39?

Você vai encontrar diversos lugares para comer no Pier 39. Há restaurantes especializados em frutos do mar, fast foods, cozinha italiana etc. Se você visitar Alcatraz de manhã, aproveite para almoçar no Pier 39 após o passeio.

Um bom restaurante que fica logo na entrada do pier, à esquerda, é o Wipeout Bar & Grill. Ele possui uma temática de surf e você também pode sentar para comer na parte de fora para observar o movimento. Dentre os seus pratos, você vai encontrar saladas, frutos do mar, hambúrgueres, pizza e massas. Para ver o menu completo, com os preços, consulte o site oficial.

Outra boa opção – que eu sou fã – é o Hard Rock Cafe. O restaurante, por si só, é uma atração, com seus ambientes enormes e decorados com a temática rock’n’roll. Destacam-se os seus hambúrgueres gigantes e deliciosos. Para conferir o menu completo, consulte o site oficial.

Caminhando pelo Pier 39, você também vai encontrar uma feirinha com cerejas, morangos e outras frutas fresquinhas para comer na hora. Outras opções que merecem destaque são o Bubba Gump e a Boudin Bakery. Para ver a lista completa das opções para comer no pier, consulte o site oficial.

Os leões marinhos

O Pier 39 também é um ótimo lugar para ver leões marinhos de pertinho. Eles ficam deitados uns sobre os outros nos deques de madeira e parecem que estão sempre com preguiça. No inverno, a concentração de leões marinhos é bem maior e, muitas vezes, o cheiro pode ficar bem forte próximo a eles!

Não deixe de observá-los tomando sol e brigando uns com os outros. Eles estão acostumados com a grande concentração de turistas por ali e nem dão bola para toda aquela movimentação de gente querendo fotografá-los.

Pier 41

Bem ao lado do Pier 39 está o Pier 41. Ele é bem pequeno e há menor aglomeração de turistas por ali. Aproveite para observar os leões marinhos do Pier 39 e caminhar sem pressa por toda sua extensão.

Pier 45

O Pier 45 fica a menos de 10 minutos de caminhada do Pier 39. Nesta região de Fisherman’s Wharf, você vai encontrar barraquinhas e restaurantes vendendo caranguejos e fish and chips. Há artistas de rua e muita aglomeração de gente, então caminhe sem pressa.

Vá até a parte lateral direita do pier e veja o USS Pampanito, herança da Segunda Guerra Mundial. Esse gigantesco submarino era da Marinha dos Estados Unidos e hoje é preservado como um memorial pelo Museu Marítimo de San Francisco. Ali também está ancorado o navio Balclutha de 1886.

Você pode circular pelo pier e fotografá-los à vontade. Se você quiser entrar no submarino e no navio, o ingresso custa USD10,00 para pessoas acima de 15 anos. A entrada pode ser comprada em um guichê que fica bem próximo ao navio.

Jefferson Street

A Jefferson Street inicia quase em frente ao Pier 41 e se estende até a Ghirardelli Square. A rua é uma delícia de passear e possui diversas opções boas para comer. Caminhe sem pressa e veja os caranguejos que ficam expostos à venda.

Um lugar que merece destaque é a Boudin Bakery. Essa padaria faz pães em formato de animais, inclusive jacaré e tartaruga. Ali também fica o Boudin Bistro, onde é servida a deliciosa Clam Chowder, que é uma sopa de mariscos bem famosa na costa da Califórnia. Para ver o menu completo do restaurante, com os preços, consulte o site oficial.

Também não deixe de visitar a It’s Sugar. A loja possui uma infinidade de doces do chão ao teto e é igual à que fica no The Venetian, em Las Vegas (veja o post aqui). Outro lugar que é uma delícia é a sorveteria Ben & Jerry’s. Peça o sorvete de Strawberry Cheesecake e seja feliz. 😉

No mapa abaixo, eu marquei os principais lugares para comer na Jefferson Street. Há opções para todos os gostos, como McDonald’s, Applebee’s e o Chipotle Mexican Grill. Clique nas marcações coloridas para ver o endereço de cada um deles.

Madame Tussauds San Francisco

Uma das atrações que fica na Jefferson Street é o Madame Tussauds. O museu possui várias franquias pelo mundo e tem bonecos de cera de diversos artistas em tamanho real. É um programa legal para quem estiver com crianças, pois você pode interagir com os bonecos para tirar fotos.

Eu só conheço o Madame Tussauds de Los Angeles (veja o post aqui) e acredito que o de San Francisco seja praticamente igual. Para não enfrentar fila, compre seu ingresso no site oficial, que também custa mais barato do que o comprado na hora. Atualmente, o preço online, por adulto, é USD19,99.

Endereço: 145 Jefferson St, San Francisco, CA 94133, EUA

Foto retirada do site: tripadvisor.com.br

Ghirardelli Square

A Ghirardelli Square é uma quadra repleta de lojinhas e restaurantes que também dá lugar a uma enorme loja de chocolates da marca Ghirardelli. Por muito tempo, até o ano de 1960, o local serviu como fábrica dessa tradicional marca de chocolates.

Aproveite para saborear a amostrinha grátis que é entregue na entrada da loja. Lá dentro, estão à venda chocolates, sorvete e cookies. Você também vai encontrar pacotinhos com sabores misturados, souvenirs e até chocolate em pó. Visite também os fundos da loja, onde estão antigas máquinas de fabricar chocolate.

Depois de conhecer a Ghirardelli, explore as outras lojinhas e restaurantes que ficam por ali. Há loja de souvenirs, de joias e até de produtos para animais de estimação. Para conferir a lista completa de lojas, consulte o site oficial.

Endereço: 900 North Point St, San Francisco, CA 94109, EUA

Outra forma de explorar a região

Vi várias pessoas circulando pela região de Fisherman’s Wharf com um carrinho amarelo de três rodas. Eu dei uma pesquisada e descobri que a GoCar também possui franquias em outros lugares do mundo. Basicamente você aluga o carrinho por um número determinado de horas e escolhe o trajeto que quer fazer. Seu trajeto estará disponível em um GPS que vai direcionando você durante o passeio.

Se você tiver interesse, olhe as avaliações do passeio no Trip Advisor. A empresa possui certificado de excelência no site.

Endereço: 431 Beach St, San Francisco, CA 94133, EUA

Gostou do que está lendo?

Junte-se à nossa rede de viajantes e receba grátis as atualizações do blog!>

Comente aqui!

Comentários