Highway 1: paradas obrigatórias entre San Francisco e Los Angeles

Um pouco sobre a Highway 1

A Pacific Coast Highway (também chamada de Highway 1) é uma estrada costeira nos Estados Unidos. Ela fica na Califórnia e passa por paisagens que são consideradas umas das mais lindas do mundo. Percorrê-la é um passeio incrível (e obrigatório) quando você estiver por lá.

Em alguns trechos, a Highway 1 se confunde com a rodovia US 101. Isso ocorre, por exemplo, nos trechos entre Ventura e Santa Barbara, que são cidades próximas a Los Angeles. Na ponte Golden Gate, em San Francisco, elas também se confundem e viram uma só.

Embora a Highway 1 tenha, aproximadamente, mil quilômetros de extensão, ela encanta mesmo no trecho que fica entre San Francisco e Los Angeles. Nessa parte da estrada, você irá passar por cidadezinhas encantadoras, encostas e curvas quase que o tempo inteiro. Em boa parte dela, haverá montanhas de um lado e o Oceano Pacífico do outro. É lindíssimo!

Entenda onde fica a Highway 1

No mapa abaixo, eu marquei San Francisco e Los Angeles de roxo. As paradas que eu vou descrever aqui no post estão marcadas em amarelo. Clique nas marcações coloridas para saber quais são esses lugares e entender a ordem em que estão localizados.

Planejando o roteiro

O trecho da Highway 1 que fica entre San Francisco e Los Angeles é cheio de cantinhos e cidades encantadoras. Você pode percorrê-la de norte a sul e vice-versa. Eu recomendo que você dirija de San Francisco a Los Angeles. A maioria dos mirantes e parques fica de frente para a praia, de fácil acesso a quem faz o trajeto de norte a sul.

Se você dirigir na direção contrária, também terá acesso aos mirantes e parques. Porém terá que fazer retorno na estrada para acessá-los, o que pode deixar o passeio mais perigoso e trabalhoso. A estrada é repleta de curvas e não é duplicada, então em dias de congestionamento você precisa ter muito cuidado para fazer essas manobras.

Em quantos dias devo percorrer a Highway 1?

O trajeto da Highway 1 entre San Francisco e Los Angeles possui mais de 800 quilômetros. Eu já percorri esse caminho cinco vezes e já organizei meu roteiro de várias formas. Inclusive já cometi o erro de percorrê-lo em apenas um dia, o que torna o passeio viável, mas extremamente corrido e cansativo.

Se você estiver fazendo uma viagem de cerca de 15 dias e vai conhecer outras cidades, como Los Angeles, San Francisco e Las Vegas, o ideal é você pernoitar pelo menos uma noite na Highway 1. Assim você divide o seu trajeto em duas partes e consegue conhecer vários pontos no meio do caminho. Cidades estratégicas para pernoitar uma noite são: Morro Bay, San Luis Obispo e San Simeon.

Caso a sua viagem seja mais longa e você pretende percorrer a Highway 1 com calma, você pode dormir duas ou três noites no meio do caminho. Acima disso eu já considero muito tempo, que pode ser aproveitado em outros lugares da Califórnia. Se for pernoitar duas noites, cidades estratégicas são Monterey ou Carmel, combinada com uma das que eu mencionei no parágrafo anterior. Se for acrescentar mais uma parada, considere também ficar em um hotel na região de Big Sur.

No mapa abaixo, veja onde estão todas as cidades que eu mencionei. Clique nas marcações coloridas para entender onde elas ficam no caminho entre San Francisco e Los Angeles, que estão em roxo.

Animais selvagens da Highway 1

Ao longo da Highway 1, você vai se deparar com diversos animais selvagens. Esquilos, gaivotas e leões marinhos marcam bastante presença por lá. É natural que tenhamos curiosidade de vê-los bem de pertinho, mas é importante você ter cuidado para não tocá-los e não alimentá-los.

Os esquilos sempre chegavam perto quando parávamos o carro. Bastava estender a mão que eles se aproximavam. Imagino que eles pensavam que iríamos dar comida a eles. Aproveite essas paradas para tirar várias fotos dos bichinhos, lembrando sempre de respeitar o seu habitat natural.

Aproveite todos os mirantes que encontrar pelo caminho!

Além de todas essas cidades e pontos de parada que eu vou citar aqui no texto, aproveite cada mirante que você encontrar pelo caminho. Eles ficam de frente para a praia e proporcionam vistas encantadoras da costa e das montanhas.

Há pequenas entradas para você estacionar e nenhuma proteção para a encosta, então tenha cuidado se você estiver com crianças. Se você ver que algum mirante tem bastante gente e nenhum lugar para estacionar, tenha paciência. Encoste o carro e espere um pouquinho, pois há bastante rotatividade e logo libera espaço para o próximo estacionar.

Tome nota antes de ir:

Antes de sair de San Francisco ou Los Angeles, encha o tanque de gasolina. Os postos ao longo da Highway 1 são distantes uns dos outros e, na região de Big Sur, é bem raro de encontrá-los. Além do mais, a gasolina se torna mais cara nesses lugares. Também aproveite para fazer um reforço na gasolina quando ver que o tanque está esvaziando para evitar uma dor de cabeça pelo caminho!

O sinal do celular também é fraco ou nenhum durante o trajeto. Por isso, faça o download do mapa de toda a região antes de iniciar a viagem. Nesses lugares, o rádio também não tem sinal, então monte uma playlist no celular ou em um pen drive para poder ouvir música enquanto viaja.

1. Googleplex

Saindo de San Francisco, você pode fazer uma pequena parada no Vale do Silício antes de iniciar o passeio pela Highway 1. A sede do Google fica a cerca de 60 quilômetros ao sul de San Francisco e parece um campus universitário.

Você não vai conseguir entrar na empresa sem ter uma reunião agendada ou sem ser na companhia de um funcionário. Então aproveite o passeio para andar nas bicicletas coloridas e visitar o Jardim dos Androids.

Endereço: 1600 Amphitheatre Pkwy, Mountain View, CA 94043

CLIQUE AQUI para ler o post com um roteiro completo pelo Google e Vale do Silício

2. Santa Cruz

Inicie o seu passeio pela Highway 1 em Santa Cruz. Essa adorável cidade litorânea tem um clima ensolarado, leve e feliz. A cidade faz parte da baía de Monterey e possui uma vida marinha riquíssima. A sua praia é linda e o seu píer não é tão grande como o de Santa Mônica, mas proporciona vistas incríveis do litoral. O surf e o skate são os esportes mais praticados na região, então você vai encontrar várias lojas que vendem esse estilo de roupa e também pranchas.

Santa Cruz Wharf

O píer de Santa Cruz é compacto e proporciona uma vista linda para a praia. Caminhe sem pressa por toda sua extensão e observe os surfistas e as pessoas jogando vôlei de praia. Entre o início do píer e a areia, há um banheiro público grande e bem limpo.

Endereço: 21 Municipal Wharf, Santa Cruz, CA 95060, EUA

Santa Cruz Beach Boardwalk

A menos de vinte minutos de caminhada do píer está o Santa Cruz Beach Boardwalk. Esse parque de diversões funciona desde 1907 e mantém um clima vintage. Ele fica bem em frente à praia e é diversão garantida para adultos e crianças. Não é a toa que esse parque também é um dos cartões-postais mais famosos da Califórnia.

Lá você vai encontrar brinquedos mais radicais, como uma montanha-russa de madeira e o Fireball, que gira e deixa as pessoas de cabeça para baixo. Também há atrações para famílias e para os pequenos, como carros bate-bate e carrossel. Para conferir a lista completa dos brinquedos, consulte o site oficial.

Endereço: 400 Beach St, Santa Cruz, CA 95060, EUA

Foto retirada do site: beachboardwalk.com
Quais as atrações e os horários de funcionamento?

O parque abre, normalmente, nos finais de semana, do meio-dia às 17 horas. Os horários e dias de funcionamento podem variar conforme a época do ano que você for. Para conferir a programação correta, consulte o site oficial antes de viajar.

Para andar nos brinquedos, você pode comprar ingressos individuais ou, ainda, um passe ilimitado para o dia todo. O valor dos ingressos individuais varia por brinquedo, mas gira em torno de USD7,00. O passe ilimitado para as atrações custa, atualmente, USD42,95 + taxas, se você comprar online. Esse valor é mais barato do que o cobrado no local. Para conferir todas as opções de combos e ingressos, consulte o site oficial.

Dentro do parque, você também vai encontrar lojas e diversas opções para comer. Há restaurantes que são especializados em frutos do mar, fast foods, comida mexicana e até pizzaria. Para conferir todas as opções para comer, consulte o site oficial.

3. Monterey

Monterey é uma pequena cidade litorânea, repleta de lugares interessantes para conhecer. Em uma visita à cidade, você pode conhecer um dos aquários mais famosos do país, comer uma deliciosa sopa Clam Chowder e, ainda, caminhar tranquilamente pela Ocean View Boulevard. Também é um lugar que muitas pessoas escolhem para pernoitar quando viajam pela Highway 1.

Fisherman’s Wharf

O Fisherman’s Wharf de Monterey é o cais dos pescadores, construído no final do século 19. Como muitos turistas passam ali por ano, foi construída uma passarela e também há amplo estacionamento. Onde no passado toneladas de sardinhas eram transportadas diariamente, hoje você encontra restaurantes, lojas de souvenirs e até galerias de arte.

Ali você vai observar pescadores, leões marinhos e barquinhos velejando mar adentro. Em algumas épocas do ano, até as baleias podem ser vistas. Aproveite também para provar Clam Chowder. Essa sopa é feita com peixe ou mariscos e é muito comum encontrá-la em restaurantes na costa da Califórnia. Ela normalmente é servida no pão e é uma delícia!

O estacionamento mais próximo para você deixar o carro é aquele localizado bem à direita da entrada do cais. Ele custa USD1,00 por cada meia hora, sendo USD15,00 o máximo cobrado por dia.

Endereço: 1 Old Fishermans Wharf, Monterey, CA 93940, EUA

Foto retirada do site: montereywharf.com
Coast Guard Pier

O Coast Guard Pier é pequeno e fica a uns 15 minutos de caminhada do Fisherman’s Wharf. Ali você vai ver pequenos barcos de pesca e iates ancorados nas docas. Caminhe por toda sua extensão e observe os leões marinhos que descansam nas pedras, todos amontoados. O mar possui um tom de azul claro que fica lindo até mesmo em dias nublados.

Na área que fica em frente a praia, há mesinhas e bancos para sentar. Também há diversas placas informativas sobre a fauna e flora do local. O estacionamento fica em frente ao píer e o pagamento é através de parquímetros, que aceitam moedas.

Endereço: Wharf II, Monterey, CA 93940, EUA

Ocean View Boulevard

A Ocean View Boulevard é repleta de casas bonitas que ficam de frente para o mar. Estacione gratuitamente na rua e caminhe pela orla sem pressa. Ali é um lugar em que os moradores passeiam com seus cachorros e crianças. O mar é bastante agitado e bate com força nas pedras. Aproveite para sentar em um dos banquinhos para admirar a paisagem.

Lovers Point Park

O Lovers Point Park é uma península que possui vista para a praia Lovers Point. Ele também fica na Ocean View Boulevard e possui pedras em que as pessoas sobem para tirar fotos. Aproveite para sentar e admirar a água que tem um lindo tom de azul claro.

Monterey Bay Aquarium

O Monterey Bay Aquarium é um dos maiores aquários de água salgada do mundo. Ele foi inaugurado em 1984 e fica no lugar de uma antiga indústria de sardinhas. No total, ele possui mais de 35 mil plantas e animais, dentre os quais estão tubarões e lontras.

Normalmente, o aquário abre das 10 às 17 horas, o que varia conforme o dia da semana e a época do ano que você for. Para conferir o horário de funcionamento certo do dia da sua visita, consulte o site oficial antes de viajar.

Atualmente, o preço do ingresso para adultos custa USD49,95 e você pode comprá-lo no site oficial. Comprando online, você pode utilizá-lo em qualquer dia e horário, no prazo máximo de um ano a partir da data da compra.

Endereço: 886 Cannery Row, Monterey, CA 93940, EUA

Foto retirada do site: montereybayaquarium.org
Cannery Row

A Cannery Row é a principal rua de Monterey e passa bem em frente ao aquário. Antigamente, essa região era bastante industrial e possuía muitas fábricas de sardinha enlatada. A última delas fechou em 1973. Caminhe pela rua e veja as diversas lojinhas de souvenirs e restaurantes que deram uma cara nova ao local.

Um dos restaurantes mais famosos da rua é o Bubba Gump Shrimp Co.. Ele fica quase ao lado do aquário e pertence a uma rede especializada em frutos do mar que foi inspirada no filme Forrest Gump, do ano de 1994, estrelado por Tom Hanks. Para ver o menu completo, com os preços, consulte o site oficial.

4. 17-Mile Drive

A 17-Mile Drive é uma estrada cênica da Califórnia que inicia no Pacific Grove Gate, a menos de 10 minutos de carro do Aquário de Monterey. Ela passa no interior do condomínio Pebble Beach, contornando toda a península de Monterey.

Um passeio por toda sua extensão proporciona vistas maravilhosas da costa, mansões, campo de golfe e de uma vegetação bastante diversificada. Como a 17-Mile Drive passa no interior do condomínio Pebble Beach, quem não é morador também deve pagar um pedágio para passar por ali.

CLIQUE AQUI para ler o post com um roteiro completo pela 17-Mile Drive

5. Carmel-by-the-Sea

Carmel é uma cidadezinha charmosa e que possui uma praia linda. Ela também fica no Condado de Monterey e será o ponto final da 17-Mile Drive, caso você esteja dirigindo do norte para o sul. Uma curiosidade sobre a cidade é que Clint Eastwood foi seu prefeito entre os anos de 1986 e 1988. O ator também é dono de um campo de golfe, um rancho, um hotel e um restaurante em Carmel.

Aproveite para estacionar na Scenic Road e caminhar pela orla. A praia possui areias branquinhas e um mar azul turquesa. Ali você vai ver moradores passeando com suas famílias e cachorros. É tudo muito tranquilo e lindo!

6. Point Lobos State Reserve

Point Lobos State Reserve está a menos de 10 minutos de carro de Carmel. Essa reserva é incrivelmente linda e um ótimo lugar para ver animais marinhos e silvestres. Dentre eles, estão os leões marinhos e a enorme variedade de pássaros que vivem por ali.

O parque abre diariamente, das 8 às 19 horas. Mesmo se você estacionar fora do parque, deve sair no horário em que ele fechar. A entrada custa, atualmente USD10,00 por veículo. Você também pode comprar um mapa das trilhas do parque por mais USD2,00.

Aproveite o passeio para tirar muitas fotos, caminhar sobre as pedras e observar a vida marinha. As trilhas são fáceis e bem sinalizadas, então escolha as que mais lhe interessam e vá sem pensar duas vezes! Dentro do parque você também vai encontrar banheiros limpos.

Endereço: 62 California 1, Carmel-By-The-Sea, CA 93923, EUA

7. Bixby Creek Bridge

A Bixby Creek Bridge é uma das pontes mais fotografadas da Califórnia. Ela fica a pouco menos de 20 quilômetros de Point Lobos State Reserve e possui 218 metros de comprimento. Ela foi aberta em 1932 e também é possível vê-la de outros mirantes na região de Big Sur.

Há estacionamento nos dois lados da estrada, então será fácil parar se você estiver viajando do sul para o norte. Aproveite para fotografar a ponte do estacionamento e depois atravesse de carro esse cartão-postal da Highway 1.

8. McWay Falls

A McWay Falls é uma cachoeira com 25 metros de altura. Ela fica no Parque Estadual Julia Pfeiffer Burns e, na minha opinião, é o lugar mais lindo da região de Big Sur. Essa cachoeira é diferente das outras porque as suas águas caem na areia da praia ou, em dias de maré alta, diretamente no mar.

Para vê-la, você não precisa entrar no Parque Estadual Julia Pfeiffer Burns. Basta você passar da entrada do parque e estacionar no acostamento mesmo. Você vai ver um aglomerado de carros no acostamento e é ali que você deve parar.

Descendo do carro, você vai ver uma pequena escadinha que dá acesso a uma trilha que vai levar você até uma vista incrível da cachoeira. Lá no mirante, a passagem é estreita e não há muita proteção para o penhasco. Então tenha muito cuidado, principalmente se você estiver com crianças.

9. Elephant Seal Vista Point

O Elephant Seal Vista Point é um mirante que fica na cidade de San Simeon e proporciona vistas para diversos elefantes-marinhos. Eles ficam amontoados na praia e têm um cheiro bem forte. Sem contar que parecem estar sempre brigando uns com os outros. Aproveite o local para admirar esses gigantes da Highway 1 bem de pertinho.

10. Hearst Castle

O Hearst Castle é um castelo que fica em San Simeon e foi residência do magnata William Randolph Hearst, que morreu em 1951. O castelo foi apelidado de “A Costa Encantada” e proporciona uma vista incrível do Oceano Pacífico.

Há vários tipos de tours para conhecer o Hearst Castle. Eu fiz o Grand Rooms Tour, que é recomendado para quem visita o lugar pela primeira vez. Ele tem 60 minutos de duração e inclui uma visita aos principais cômodos do castelo, aos jardins, às lindas piscinas e uma sessão no cinema preto e branco do local, com imagens gravadas na época em que William morava por lá.

Os ingressos podem ser adquiridos no local e o estacionamento é gratuito, em frente ao prédio que vende os ingressos. Após adquirir seu ingresso e colocar uma pulseirinha, um ônibus levará você até a entrada do castelo. Atualmente, o Grand Rooms Tour custa USD25,00 por adulto.

Normalmente, o castelo abre às 9 horas, diariamente. O horário de funcionamento pode variar conforme a época do ano que você for, então consulte o site oficial antes de viajar.

Endereço: 750 Hearst Castle Rd, San Simeon, CA 93452, EUA

11. Solvang

Solvang é uma colônia dinamarquesa na Califórnia. A cidade é uma graça e possui inúmeras lojinhas, restaurantes e padarias, todos no estilo dinamarquês. Ali também fica uma réplica da estátua da Pequena Sereia: a original fica em Copenhague.

A cidade é compacta e pode ser conhecida em, no máximo, duas horas. Caminhe sem pressa pelas ruas e observe a arquitetura diferente de todas as outras que você encontrará na Califórnia.

CLIQUE AQUI para ler o post com um roteiro completo por Solvang

12. Santa Barbara

Santa Barbara é uma das minhas cidades preferidas da Califórnia. Ela tem um clima agradável e a população é, na sua grande maioria, universitária. A cidade representa bem o estilo de vida californiano que conhecemos do cinema, com palmeiras, sol e surf.

A principal rua da cidade é a State Street. Caminhe por ali sem pressa em meio a diversos restaurantes e lojinhas. O píer também é uma das principais atrações da cidade. Passeie por ali e observe as gaivotas e aquela vista linda da orla.

O Moby Dick é um bom restaurante do píer, especializado em frutos do mar. A maioria das mesas possui vista pro mar e o atendimento é ótimo! Para ver o menu completo, com os preços, consulte o site oficial.

13. Malibu, Santa Monica, Venice e Marina del Rey

Ao se aproximar de Los Angeles, você irá passar pelas incríveis praias de Malibu, Santa Monica, Venice e Marina del Rey. São tantas atrações para conhecer nessas praias que eu recomendo você dedicar pelo menos um dia inteiro para elas!

CLIQUE AQUI para ler o post com um roteiro completo pelas praias de Los Angeles

Gostou do que está lendo?

Junte-se à nossa rede de viajantes e receba grátis as atualizações do blog!>

Comente aqui!

Comentários