Golden Gate Park: o maior parque urbano de San Francisco

Um pouco sobre o Golden Gate Park

O Golden Gate Park é um parque urbano de San Francisco que possui uma área de 4,12 quilômetros quadrados. Ele é maior que o Central Park, em Nova York, e recebe cerca de treze milhões de visitantes todos os anos. O parque é enorme e suas atrações estão espalhadas, então reserve uma boa parte do seu dia para visitá-las.

Caminhando por lá, você vai se deparar com muita área verde e banquinhos para descansar. Você também poderá circular de bicicleta e matar a fome em um dos food trucks próximos ao California Academy of Sciences. Se a sua vontade for fazer um passeio tranquilo de barquinho a remo, o Stow Lake é o lugar certo (e ele está rodeado de gansos e patos).

Observando todas aquelas pessoas descansando e se exercitando, dá para entender por que dizem que San Francisco possui um dos melhores índices de qualidade de vida dos Estados Unidos. Em meio à correria da cidade, a população encontrou um lugar tranquilo para ficar mais pertinho da natureza.

O Japanese Tea Garden é parada obrigatória

Para ver todos os posts sobre a Califórnia, clique aqui

Entenda onde fica o Golden Gate Park

No mapa abaixo, eu marquei em roxo o Golden Gate Park. Em amarelo, estão algumas das principais atrações da cidade, que são a ponte Golden Gate, a Union Square, o Pier 39, a Lombard Street e a Alamo Square.

Clique nas marcações coloridas para entender onde fica cada um desses lugares.

O que visitar no parque?

O Golden Gate Park, por ser imenso, possui inúmeras atrações espalhadas para todos os cantos. Aqui embaixo eu vou mostrar quais são os pontos principais e você pode organizar o seu roteiro de acordo com o que lhe interessar mais.

Se o seu tempo for curto e você quiser selecionar apenas alguns lugares para ir, eu sugiro que você conheça o Conservatory of Flowers, o Japanese Tea Garden e o Stow Lake.

Confira no mapa abaixo onde fica cada uma das atrações que eu vou mencionar aqui no post e, logo depois, o que há de melhor em cada uma delas.

1. Conservatory of Flowers

O Conservatório de Flores é uma estufa erguida em 1879, sendo a construção mais antiga dentro do Golden Gate Park. Desde a sua inauguração, é o local mais visitado do parque. Ela abriga cerca de 1.700 espécies de plantas, incluindo as tropicais e as aquáticas, que estão espalhadas pelos seus andares.

No início do século 19, James Lick, rico e filantropo, encomendou a estufa para sua propriedade em Santa Clara, também na Califórnia. O empresário morreu antes da sua construção e as peças somente foram colocadas à venda algumas décadas depois. Em 1877, elas foram compradas por um grupo de moradores de San Francisco e, então, doadas à cidade.

A construção já foi danificada várias vezes por incêndios, porém sempre restou reconstruída pelo governo. Durante um grande terremoto em 1906, ela permaneceu intacta, servindo de abrigo para moradores da cidade que acamparam para escapar da devastação. Hoje em dia, a estufa recebe visitantes do mundo do todo, excursões de estudantes e dá lugar até a cerimônias de casamento.

Dias e horários de funcionamento:

  • De terça a domingo, das 10 às 18 horas.

Preços:

  • Adultos (a partir de 18 anos): USD 8,00
  • Adolescentes (12 a 17 anos): USD 6,00
  • Crianças (5 a 11 anos): USD 2,00

A entrada é gratuita para menores de 5 anos.
Dica: a entrada é gratuita para todos na primeira terça-feira do mês.

Estacionamento:

  • Disponível na parte leste da estufa e também em frente a ela, na John F. Kennedy Drive.

Nos domingos e feriados, muitas ruas do parque são fechadas, impedindo a circulação de carros. Nesses dias, são disponibilizados ônibus para transportar os visitantes. Eles são gratuitos e passam a cada 15-20 minutos durante o horário de funcionamento do parque.

Transporte público:

  • Desça na parada de ônibus Fulton St & 8th Ave, que vai te deixar pertinho da entrada da estufa.

Foto retirada do site: sfcitizen.com

2. California Academy of Sciences

O California Academy of Sciences é um dos dez maiores museus de história natural do mundo, fundado em 1853. O complexo abrange, ainda, um aquário e um planetário, dando lugar a diversas pesquisas científicas.

O Instituto de Ciência da Biodiversidade e Sustentabilidade da Academia de Ciências está na vanguarda dos esforços para compreender dois dos temas mais importantes da atualidade: a natureza e a sustentabilidade. Ali trabalham mais de 100 cientistas de vários lugares do mundo.

A Academia organiza oficinas para professores, cria materiais para salas de aula e promove viagens de campo durante todo o ano para inspirar a próxima geração de cientistas. Seu objetivo é, basicamente, a inovação científica para promover avanços na conservação ambiental.

Dias e horários de funcionamento:

  • De segunda a sábado, das 9:30 às 17:00.
  • Nos domingos, das 11 às 17 horas.
    Atenção: a entrada é permitida somente até às 16 horas.

Preços:

  • Idosos (a partir de 65 anos) USD 29,95
  • Adultos (a partir de 18 anos): USD 34,95
  • Adolescentes (12 a 17 anos): USD 29,95
  • Crianças (4 a 11 anos): USD 24,95

A entrada é gratuita para menores de 4 anos.
O ingresso permite o acesso a todas as exposições do museu, aquário e planetário.
Dica: em domingos aleatórios do ano, a entrada é gratuita para todos os visitantes. Como as datas são variadas, consulte o site oficial antes de ir.

Estacionamento:

  • Está localizado na esquina das ruas Fulton Street & 10th Avenue e fica aberto todos os dias da semana.

Transporte público:

  • Desça na parada de ônibus Fulton St & 8th Ave, que é a mesma indicada para chegar ao Conservatório de Flores.

Dica: você ganha USD 3,00 de desconto no ingresso se for a pé, de bicicleta ou de transporte público.

Foto retirada do site: minitime.com

3. Museu de Young

O Museu de Young foi fundado em 1895 e projetado pela empresa suíça de arquitetura Herzog & de Meuron and Fong & Chan Architects. O projeto se preocupou em manter espaços abertos, deixando assim o ambiente bastante iluminado com a luz solar.

Em 2005, o museu inaugurou uma nova instalação de última geração que integra arte, arquitetura e paisagem natural. Hoje, ele é considerado um dos maiores museus de arte dos Estados Unidos.

A sua coleção integra obras de arte americanas dos séculos 17 ao 20, bem como da África, Oceania e das Américas. O complexo ainda é composto por jardins e uma torre de observação.

Foto retirada do site: conexaocultural.org

Dias e horários de funcionamento:

  • De terça a domingo, das 9:30 às 17:15.

Preços:

  • Idosos (a partir de 65 anos): USD 10,00
  • Adultos (a partir de 18 anos): USD 15,00

A entrada é gratuita para menores de 18 anos.
Dica: na primeira terça-feira do mês, a entrada é gratuita.

Estacionamento:

  • Ficam nas ruas John F. Kennedy e Martin Luther King, com limite máximo de permanência de quatro horas.
  • Outra opção é estacionar no Music Concourse Garage, que abre sete dias por semana, das 7:00 às 19:00. De segunda a sexta, custa USD 5,00 por hora e, nos finais de semana, USD 6,00.

Transporte público:

  • Desça na parada de ônibus Fulton St & 8th Ave, que vai te deixar a cinco minutos de caminhada da entrada do museu.

Dica: se você apresentar seu Muni FastPass, ganha USD 2,00 de desconto na compra de um ingresso para adulto.

Foto retirada do site: fca-arch.com

4. Japanese Tea Garden

O Japanese Tea Garden de San Francisco é o jardim japonês público mais antigo dos Estados Unidos. Os seus jardins são impecáveis e caminhar por lá rendem lindas fotos. Esse foi o lugar que eu mais gostei dentro do parque e, com certeza, merece ser incluído no seu roteiro!

O jardim foi criado para uma exposição em 1894 e, após, foi decidido que o arquiteto japonês Makoto Hagiwara o manteria permanentemente na cidade. Ele, então, passou a cuidar do jardim e o deixou cinco vezes maior que o tamanho original.

Em 1942, muitos americanos japoneses foram forçados a ir a campos de concentração. Nessa época, Hagiwara teve de deixar o local com sua família. Quando a guerra terminou, ele não pôde retornar à sua casa no jardim.

Hoje, você vai encontrar no jardim japonês pontes, bonsais, pagodes e caminhos cuidadosamente preparados. Lá dentro, também há uma casa de chás e banheiros. Nos meses de março e abril, flores de cerejeira florescem e o lugar fica ainda mais lindo!

Dias e horários de funcionamento:

  • De março a outubro, das 9 às 18 horas.
  • De novembro a fevereiro, das 9:00 às 16:45.

Preços:

  • Idosos (a partir de 65 anos): USD 6,00
  • Adultos (a partir de 18 anos): USD 8,00
  • Adolescentes (de 12 a 17 anos): USD 6,00
  • Crianças (de 5 a 11 anos): USD 2,00
    A entrada é gratuita para menores de 4 anos.
    Dica: nas segundas, quartas e sextas, a entrada é gratuita para todos que entrarem no jardim até às 10:00.

Estacionamento:

  • Ficam nas ruas John F. Kennedy e Martin Luther King, com limite máximo de permanência de quatro horas.
  • Outra opção é estacionar no Music Concourse Garage, que é o mesmo do Museu de Young.

Transporte público:

  • Desça na parada de ônibus Fulton St & 8th Ave, que vai te deixar a menos de dez minutos de caminhada da entrada do jardim.

5. Jardim botânico

O Jardim Botânico, antigamente conhecido como Strybing Arboretum, possui 55 hectares de área e é um verdadeiro museu vivo dentro do Golden Gate Park. Uma visita ao jardim permite ver mais de 7.500 variedades de flores do mundo todo! Não é à toa que é o maior jardim botânico da Costa Oeste do país.

O clima ameno de San Francisco, com invernos úmidos e verões secos, permitiram ao jardim botânico conservar plantas de todo o mundo. Eles dizem que lá são cultivadas, inclusive, plantas que não são mais encontradas em seus habitats nativos. Aproveite para observar plantas tropicais da América Central e do Sul, e plantas da Nova Zelândia e da Ásia.

Foto retirada do site: mjls.info

Dias e horários de funcionamento:

  • De fevereiro até a metade de março: das 7:30 às 18:00.
  • Da metade de março a setembro: das 7:30 às 19:00.
  • De outubro até o início de novembro: das 7:30 às 18:00.
  • De novembro a janeiro: das 7:30 às 17:00.
    A última entrada no jardim será sempre 1 hora antes do fechamento.

Preços:

  • Idosos (a partir de 65 anos): USD 6,00
  • Adultos (a partir de 18 anos): USD 8,00
  • Adolescentes (de 12 a 17 anos): USD 6,00
  • Crianças (de 5 a 11 anos): USD 2,00
    A entrada é gratuita para menores de 4 anos.
    Dica: a entrada é gratuita para todos que entrarem no jardim das 7:30 às 9:00 e também na segunda terça-feira do mês.

Estacionamento:

  • Se não encontrar lugar nas ruas do parque, estacione no Music Concourse Garage, que é o mesmo estacionamento do Museu de Young e do Jardim Japonês.

Transporte público:

  • Desça na parada de ônibus Lincoln Way & 9th Ave, que vai te deixar a 1 minuto de caminhada do jardim.

6. Bison paddock

Esse cantinho do parque eu não conheci, mas ouvi falar que dá para ver os bisões americanos bem de pertinho. É basicamente um campo fechado que fica perto do Spreckels Lake. Ali, fica um bando de bichinhos para que você possa observar o seu comportamento peculiar e tirar fotos como essa aqui embaixo.

Foto retirada do site: goldengatepark.com

Como chegar:

  • A área fica na parte oeste do parque, entre os lagos Spreckels e North. A estação de ônibus mais próxima é a Fulton St & 37th Ave.

7. Stow Lake

O Stow Lake é um dos meus lugares favoritos no parque. Ali convivem patinhos, gansos, tartarugas e peixes. Também circulam vários barcos que podem ser alugados por preços a partir de USD 21,50 por hora. Reserve um tempo do seu dia para sentar nas margens do rio ou pedalar enquanto observa os bichinhos que ficam ao redor.

O Strawberry Hill é uma pequena queda d’água que fica bem no meio do lago. No local há algumas trilhas que permitem chegar ao topo da cachoeira. Você também pode chegar aos pés dela se alugar um dos barcos que estão disponíveis no local.

Dias e horários de funcionamento:

  • Os barcos podem ser alugados das 10 às 17 horas.

Preços:

  • Barco a remo: USD 21,50/hora
  • Barco com pedais: USD 27,00/hora
  • Barco elétrico: USD 37,00/hora
  • Barco com pedais para 4 a 6 pessoas: USD 37,00/hora

Estacionamento:

  • Procure vaga na Stow Lake Drive, que fica ao redor do lago.

Transporte público:

  • Desça na estação de ônibus Fulton St & 22nd Ave, que vai te deixar a cerca de 10 minutos de caminhada do lago.

8. Hellman Hollow

Hellman Hollow é uma grande área verde que está localizada bem no centro do Golden Gate Park. Ali você vai encontrar mesas e churrasqueiras que podem ser usadas à vontade. Outra coisa legal de fazer é sentar na grama para descansar e tomar um sol. Não deixe de passar um tempinho ali fazendo um piquenique ou apenas observando o movimento.

Foto retirada do site: modeo.co

Como chegar:

  • Desça na estação de ônibus Fulton St & 25th Ave, que vai te deixar a menos de 10 minutos de caminhada dali. Se estiver de carro, procure uma vaga na rua John F. Kennedy.

Passeio de Segway

Um jeito diferente de desbravar o Golden Gate Park é através de um passeio de Segway. Os tours partem de uma área próxima ao California Academy of Sciences e são em horários determinados, com grupos de até oito pessoas.

Foto retirada do site: goldengatepark.com

Dias e horários de funcionamento:

  • De novembro a março, os tours acontecem diariamente, às 10:00, 11:30, 13:30 e 15:00.
  • De abril a outubro, às 9:00, 10:30, 12:30, 14:00 e 16:00.

Preço e tempo de duração:

  • O tour custa USD 70,00 por pessoa e dura, aproximadamente, 2 horas e meia, incluindo um pequeno treinamento para usar o equipamento.

Como chegar:

  • Os tours partem de um local que fica à esquerda do California Academy of Sciences, na Music Concourse Drive.

 

Comente aqui!

Comentários