Estátua da Liberdade e o Distrito Financeiro

Planejando o roteiro

Depois de caminhar bastante por Nova York e conhecer a Times Square e o Rockefeller Center, estava na hora de conhecer a famosa Estátua da Liberdade. Ela tem 90 metros de altura e pesa cerca de 25 mil toneladas. Também é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO e está localizada na Ilha da Liberdade.

A estátua é toda de cobre e foi construída em 1886 por Gustave Eiffel, o mesmo engenheiro que participou da construção da Torre Eiffel. Além disso, ela foi um presente da França para os Estados Unidos e também é um símbolo de liberdade e de boas-vindas aos imigrantes que chegam ao país.

Entenda onde fica a Estátua da Liberdade

Nova York é formada por cinco boroughs, que é uma espécie de divisão administrativa. Eles são o Brooklyn, Bronx, Manhattan, Queens e Staten Island. A Estátua da Liberdade fica em uma ilhota entre Manhattan e Staten Island.

No mapa abaixo, eu marquei em amarelo Manhattan e Staten Island. A Estátua da Liberdade está marcada de roxo.

Como conhecer a Estátua da Liberdade?

Há duas formas de conhecer a Estátua da Liberdade. Você pode se deslocar até a Ilha da Liberdade, que é onde ela fica. Ou, ainda, você pode pegar um ferry boat da empresa Staten Island Ferry. Este ferry boat parte de Manhattan, passa próximo à estátua e desembarca as pessoas em Staten Island. Para retornar, basta desembarcar do ferry boat e imediatamente embarcar naquele que irá em direção a Manhattan.

Quando estive na cidade, optei por encurtar o passeio e vê-la a partir do ferry boat. Essa opção é gratuita e proporciona uma vista mais de longe da estátua. Apesar de ser longe, você irá ter uma visão do skyline de Manhattan, com todos os prédios do sul da ilha.

No total, o passeio dura pelo menos uma hora, contando a espera, a ida e a volta a Manhattan. O barco também costuma ficar cheio, então chegue cedo para conseguir sentar em um dos bancos do lado de fora. Para conseguir ver a Estátua da Liberdade, sente no lado direito do barco quando for de Manhattan a Staten Island.

Para conferir todos os horários de funcionamento dos barcos, de acordo com o dia da semana que você vai, consulte o site oficial. Basicamente eles partem a cada meia hora e funcionam durante todo o dia.

Endereço4 South Street, Nova York, NY 10004

Onde pegar o ferry boat?

Você deve descer na estação de metrô South Ferry, que fica no extremo sul de Manhattan. Passa por ali a linha vermelha. Da estação, é só caminhar por cerca de 1 minuto até chegar a Staten Island Ferry.

Charging Bull – o touro de Wall Street

Logo depois de desembarcar em Staten Island Ferry, caminhe pouco mais de 5 minutos pela Whitehall St até o Charging Bull. O touro de Wall Street é uma escultura de bronze que fica no Distrito Financeiro de Manhattan. Ele é parada obrigatória para quem está passeando pela região.

A estátua pesa cerca de 3 toneladas e mede um pouco mais de 3 metros de altura. Dizem que o touro é um animal que representa a agressividade e a prosperidade do Distrito Financeiro. O Charging Bull também está com a cabeça baixa, como se o bicho estivesse pronto para atacar. A tradição dos turistas é passar a mão nas “partes íntimas” do touro para dar sorte…

Endereço: Broadway & Morris St, New York, NY 10004, EUA

Federal Hall National Memorial

Saindo do Charging Bull, caminhe por cerca de 5 minutos até chegar ao Federal Hall. Ele foi construído no ano de 1700 e era a sede do governo de Nova York. Ali George Washington tomou posse como primeiro presidente dos Estados Unidos.

O prédio original, localizado no coração de Wall Street, foi demolido em 1812. No seu lugar, foi construído o Federal Hall National Memorial, em 1842. Atualmente, o prédio funciona como um museu sobre os eventos históricos que ali ocorreram, com entrada gratuita. Para conferir quais os horários de funcionamento, consulte o site oficial.

No trajeto do Charging Bull até lá, você vai ver diversos food trucks e restaurantes com boas opções para almoçar. Se estiver por ali em dia de semana, você verá pessoas que trabalham no Distrito Financeiro comendo ao redor dos food trucks.

Endereço: 26 Wall St, New York, NY 10005, EUA

New York Stock Exchange

Logo em frente ao Federal Hall National Monument, fica o New York Stock Exchange, que é a bolsa de valores de Nova York, criada em 1792. A NYSE (como é abreviada) é uma das instituições financeiras mais famosas da cidade e é a maior bolsa de valores dos Estados Unidos.

Estar ali, mesmo com aquela grande quantidade de turistas, dá a sensação de que você está sendo vigiado o tempo inteiro. Há diversos policiais com a identificação “antiterrorismo”, o que é totalmente compreensível, ainda mais porque fica bem pertinho de onde era o World Trade Center.

Endereço: 11 Wall St, New York, NY 10005, EUA

9/11 Memorial & Museum

A cerca de dez minutos de caminhada dali, fica o 9/11 Memorial & Museum. Ele possui um memorial e um museu, e foi construído onde ficava o World Trade Center, destruído nos ataques de 11 de setembro de 2001.

O 9/11 Memorial funciona diariamente, das 7:30 às 21 horas. O museu, que também fica aberto todos os dias, possui horários diferenciados. De domingo a quinta, funciona das 9 às 20 horas. Nas sextas e sábados, das 9 às 21 horas, sendo a última entrada permitida até duas horas antes do fechamento do local. Para conferir o preço dos tours e do museu, consulte o site oficial.

No lugar em que ficava cada uma das torres, foi construída uma piscina com uma cascata. Cercando cada piscina, está uma pedra lapidada com o nome de todos os mortos. Há diversas pessoas prestando homenagens ou simplesmente refletindo se (ainda) há um limite para a crueldade humana. Estar ali causa um sentimento de tristeza e, muitas vezes, fica difícil conter a emoção.

Endereço: 180 Greenwich St, New York, NY 10007, EUA

Observatório do prédio One World Trade Center

Bem próximo ao memorial, fica o One World Trade Center. Esse prédio de 541 metros de altura foi construído no local em que ficava o World Trade Center, bem ao sul de Manhattan. Ele possui 104 andares, é todo envidraçado e é de uso estritamente comercial.

Nos andares 100 ao 102, fica o One World Observatory, que é o novo cartão-postal da cidade. O mirante proporciona uma vista 360º de Nova York. Como já havíamos subido no Top of the Rock e iríamos também ao Empire State Building, optamos por não ir neste observatório.

Para conferir os horários de funcionamento, bem como preços e compra de ingressos, consulte o site oficial. O site é bem fácil de navegar e está todo em português!

Endereço: 285 Fulton Street, New York, NY 10007, Estados Unidos

Gostou do que está lendo?

Junte-se à nossa rede de viajantes e receba grátis as atualizações do blog!>

Comente aqui!

Comentários