Reichstag: o domo de vidro do Parlamento Alemão

Um pouco sobre o Reichstag Building

O Reichstag é o prédio de Berlim onde se encontra o Parlamento Alemão (Bundestag). Ele já sofreu incêndios e, durante a Segunda Guerra Mundial, também foi atingido por ataques aéreos. Com o bombardeio, o prédio deixou de ser usado e somente em 1956 foi decidido que ele deveria ser restaurado.

A cúpula do prédio original havia sido destruída e, de 1961 a 1964, o arquiteto Paul Baumgarten trabalhou na sua restauração, porém o projeto não contava com a cúpula.

No decorrer da Guerra Fria, o Reichstag ficou em Berlim Ocidental, a apenas alguns metros de Berlim Oriental. Com a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha, foi decidido que o governo e o parlamento voltariam a ser sediados em Berlim, o que resultou em uma nova restauração.

A reforma ocorreu entre os anos de 1995 e 1999. O novo projeto incluiu a construção da cúpula de vidro de 23,5 metros de altura, que hoje pode ser visitada. Dentro dela, um caminho em espiral leva os visitantes até o topo, de onde se tem uma vista linda de Berlim!

Para ver todos os posts sobre Berlim, clique aqui

Prédio do Parlamento Alemão (Reichstag Building)

Entenda onde fica o Prédio do Parlamento

No mapa abaixo, eu marquei em roxo o Reichstag Building. Ele fica perto de outras atrações de Berlim, como o Portão de Brandemburgo, o Tiergarten e a Potsdamer Platz, que estão marcadas em amarelo.

A frase “Ao povo alemão” está gravada na fachada do Reichstag desde 1916

Como é o passeio?

A visita ao domo de vidro do Reichstag é um dos passeios mais legais para se fazer em Berlim. Na chegada, você retira um audioguia que está disponível em várias línguas, dentre elas o português. Depois é só se dirigir ao terraço para ter uma primeira impressão do domo por fora e também uma vista linda de Berlim.

Quando você entrar no domo, é só se dirigir à rampa que dá acesso ao topo. Ela foi projetada de uma forma que as pessoas que estão subindo não cruzam com as que estão descendo. Após apertar o play, é só caminhar pela rampa que você vai ouvir uma explicação sobre diversos prédios de Berlim que estarão à sua vista. O áudio todo dura aproximadamente 20 minutos.

Esse foi o primeiro passeio que fizemos em Berlim. Isso foi ótimo para sabermos onde ficavam as principais atrações e já ouvirmos um pouco sobre a história da cidade. Lá de cima, por exemplo, você vai ter uma visão de onde ficava Berlim Oriental e do rio Spree, que corta a cidade no meio.

Como chegar?

  • Ônibus: linha 100, paradas Reichstag/Bundestag e Brandenburger Tor; linha TXL, parada Brandenburger Tor.
  • U-Bahn: linha U55, estação Bundestag.
  • S-Bahn: linhas S1, S2 e S25, estação Brandenburger Tor; linhas S5, S7, S9 e S75, estação Hauptbahnhof.
Entrada para o Reichstag

Como fazer o agendamento da visita?

A visita ao Reichstag é totalmente gratuita, porém você precisa fazer um agendamento online antes de ir. O processo todo é meio chato e burocrático, com várias etapas. Você precisará preencher dados, informar possíveis datas e aguardar uma confirmação por e-mail. Além disso, você só poderá fazer a solicitação de visita para o mês corrente ou seguinte.

Quem não fizer o agendamento online, também pode arriscar conseguir um horário diretamente no Centro de Visitantes do Reichstag. Nesse caso, você somente pode agendar a visita para até dois dias depois e com, no mínimo, duas horas de antecedência. O Centro de Visitantes funciona das 8 às 18 horas de novembro a março, e das 8 às 20 horas de abril a outubro.

Eu considero essa segunda opção furada, pois o Reichstag está sempre cheio. Além disso, é uma péssima ideia perder algumas horas da sua viagem tentando agendar um passeio que você nem sabe se vai ter disponibilidade.

Levando isso em consideração, siga o passo-a-passo aqui embaixo e deixe seu horário de visita reservado para otimizar seu (precioso) tempo em Berlim!

Passo-a-passo do agendamento online:

1. Para agendar a visita, entre no site oficial do Parlamento e clique no link “Online registration”.

2. Na página seguinte, selecione a opção “Visit to the dome” e preencha o campo “number of visitors” (número de visitantes).

3. Você será direcionado à página em que poderá indicar até três opções de dias e horários que deseja fazer a visita. Note que estarão disponíveis apenas datas do mês corrente e do próximo!

4. Após selecionar as datas e horários, preencha seus dados pessoais e submeta a solicitação. Você receberá um e-mail com um link para uma página em que você vai preencher os dados de todos os visitantes que estarão com você.

Atente que o prazo para informar esses dados é de três dias! Se passar do prazo, você terá que fazer toda solicitação novamente.

5. Depois de tudo isso, espere por um novo e-mail de confirmação. Ele vai conter um anexo em formato PDF que você deve levar impresso no dia da visita, junto do passaporte de todos os visitantes.

Tome nota antes de ir

As visitas ao domo de vidro ocorrem diariamente, das 8 horas à meia-noite, sendo a última entrada admitida até às 22 horas. Em algumas datas do ano, o local é fechado para limpeza, então consulte o site oficial antes de planejar a sua visita.

No dia agendado, chegue pelo menos 15 minutos antes do seu horário. Também não esqueça de imprimir a confirmação que você recebeu por e-mail e de levar o passaporte de todos que irão fazer a visita.

Para ver todos os posts sobre a Alemanha, clique aqui

Comente aqui!

Comentários