Castelo de Harburg: parada obrigatória na Rota Romântica

Um pouco sobre o Castelo de Harburg

O Castelo de Harburg fica na Alemanha, na região da Bavária. Ele faz parte da Rota Romântica, que é um passeio maravilhoso para se fazer no país. O castelo é incrível e sua imponência já dá para ser percebida enquanto nos aproximamos da cidade. Ele fica no alto de uma colina e tem a cidade de Harburg aos seus pés.

Os primeiros registros do Castelo Harburg datam de 1150, mas os historiadores levantam a hipótese de que o castelo tenha sido construído ainda no século 11. No século 15, o que era uma fortaleza foi ampliada com prédios residenciais. Entre os séculos 16 e 18, mais construções foram erguidas, como a igreja e o salão cerimonial.

Por tudo isso, ele é considerado um dos maiores, mais antigos e mais bem preservados castelos do sul da Alemanha. Uma curiosidade interessante é que Michael Jackson já visitou o castelo e foi visto sobrevoando o local de helicóptero. Ele apelidou o Castelo de Harburg, carinhosamente, de “O Castelo dos Meus Sonhos” e tentou, sem sucesso, comprá-lo!

Para ver todos os posts sobre a Alemanha, clique aqui

Entenda onde fica o Castelo de Harburg

No mapa abaixo, eu marquei o Castelo de Harburg em roxo. Ele fica na Rota Romântica da Alemanha, entre as cidades de Frankfurt e Munique, que estão em amarelo. Berlim, que é a capital do país e fica mais ao norte, está marcada em verde.

Como é o passeio?

Uma vez no Castelo de Harburg, não deixe de fazer a visita guiada ao seu interior. Ela é muito informativa e permite que você conheça cantinhos que não seriam acessíveis sem um guia. A visita guiada passa por vários cômodos internos, salão de festas e até pela igreja em que estão os túmulos de alguns membros da família real.

Um dos trechos mais legais do tour é a muralha medieval ao redor do castelo. Dali, é possível ter uma noção de como era planejada a defesa durante os ataques dos inimigos. A guia mostra os diferentes tipos de janelinhas, através das quais, por exemplo, eram jogados óleo quente e flechas nos invasores.

Outro lugar marcante é a sala de tortura, onde há diversos aparatos e salas que eram usadas para punir quem infringia alguma lei. Uma das mais impressionantes é a câmara de calor que atingia em torno de 50 graus Celsius para queimar quem estivesse lá dentro.

Quase no fim do tour, a guia leva ao salão de festas que, até hoje, é alugado para casamentos. Já na parte externa do castelo estão os jardins, um poço artesiano e algumas estátuas. Na parte de fora, você também pode ir à lojinha de souvenirs, onde há lembrancinhas da Rota Romântica. Após o tour, não vá embora sem subir no terraço, de onde se tem uma vista linda da cidade de Harburg.

Onde estacionar, preços e horários de funcionamento

O Castelo de Harburg abre diariamente, das 10 às 17 horas. O estacionamento fica na parte externa e é gratuito. Após deixar seu carro ali, caminhe até o interior castelo e compre o ingresso de entrada. Esse ticket não dá direito ao tour, que deve ser comprado separadamente. Atualmente, os valores para você apenas ter acesso ao castelo são os seguintes:

  • Adultos (acima de 16 anos): 3 Euros
  • Estudantes, crianças e jovens (de 3 a 16 anos): 2 Euros

Já as visitas guiadas acontecem a cada hora e duram, aproximadamente, 1 hora no total. Para adquirir o tour, procure a loja de souvenirs, que fica no mesmo pátio em que está o poço artesiano. No site oficial, estão disponíveis os horários da temporada, já que o castelo pode fechar em algumas épocas por causa de eventos ou pelo mau tempo.

Vale lembrar que a guia fala o tempo todo em alemão e em inglês. Se não entender nenhuma das duas línguas, peça gratuitamente um guia escrito em um idioma de sua preferência para poder acompanhar o passeio. Não encontramos guia em português, mas havia em espanhol, por exemplo. Atualmente, os preços da visita guiada são:

  • Adultos (acima de 16 anos): 4 Euros
  • Estudantes, crianças e jovens (de 3 a 16 anos): 2 Euros

Tome nota antes de ir

Encaixe a visita ao Castelo de Harburg durante o seu passeio pela Rota Romântica. Ele facilmente pode ser visto em uma manhã e você terá o restante do dia livre para percorrer outras cidades da região. Na noite anterior, nós dormimos em Augsburg, que fica a menos de uma hora dali. Após a visita, ainda sobrou bastante tempo para seguir viagem até Würzburg, que fica mais ao norte.

O castelo fica imponente no horizonte de Harburg!

Para ver todos os posts sobre a Europa, clique aqui

Gostou do que está lendo?

Junte-se à nossa rede de viajantes e receba grátis as atualizações do blog!>

Comente aqui!

Comentários