Calico: uma cidade fantasma no deserto

Um pouco sobre Calico

Calico (site oficial) é uma cidade fantasma que está localizada entre Los Angeles e Las Vegas. Ela é uma antiga cidade da Califórnia que vivia do minério, especialmente da prata. Com suas quinhentas minas, Calico produziu mais de $20 milhões em um período de doze anos. No momento em que a prata perdeu o seu valor, na metade do ano de 1890, Calico perdeu sua população, que a abandonou e a tornou uma cidade fantasma.

No anos 50, Walter Knott comprou Calico. Ele restaurou sua arquitetura, mas manteve cinco construções para que se parecessem como elas eram em 1880. Em 2005, o então Governador Arnold Schwarzenegger a concedeu o título de “California’s Silver Rush Ghost Town” ou, em tradução livre, “Cidade Fantasma da Corrida da Prata da Califórnia”.

Entenda onde fica a cidade

No mapa abaixo, eu marquei em amarelo Las Vegas e também as principais cidades da Califórnia. Calico está marcada de roxo. Clique nas marcações para ver o nome das cidades e entender onde fica Calico.

Planejando seu roteiro

Calico é uma cidade muito interessante para conhecer no trajeto feito de carro entre Los Angeles e Las Vegas e, facilmente, pode ser visitada em uma manhã. Saindo de lá, você vai levar aproximadamente duas horas para ir a Las Vegas ou a Los Angeles, então você ainda pode aproveitar o restante do dia em uma destas cidades.

Não esqueça do filtro solar e sempre tenha uma garrafa d’água consigo, pois, no verão, o clima é extremamente quente e seco! Afinal, você estará no meio do deserto.

Endereço para você colocar no GPS: 36600 Ghost Town Road, Yermo, CA 92398.

Horários de funcionamento: aberto diariamente, das 9 às 17 horas, exceto no dia de Natal.

Trajeto desde Los Angeles:

Trajeto desde Las Vegas:

Visitando Calico

Já na estrada para chegar em Calico, é possível ver grandes estruturas de ferro representando os mineradores, com a distância a ser percorrida até lá. Você pode estacionar o carro no acostamento para fotografar a paisagem e as montanhas ao fundo.

Logo na entrada da cidade, há um quiosque em que você paga uma taxa e recebe um mapinha com informações sobre as atrações turísticas e informações sobre a história de Calico. Os preços atualizados, conforme tabela do site oficial, são os seguintes:

Adultos: USD8,00
Jovens (6-15 anos): USD5,00
Crianças abaixo de 6 anos: gratuito.

Logo após este quiosque, você chega ao estacionamento, que fica ao lado da entrada da cidade. As atrações podem ser pagas ou gratuitas.

Lucy Lane Museum

Este pequeno museu possui artefatos, fotografias e documentos da origem de Calico. A entrada é gratuita.

Lane’s General Merchandise

Em frente ao museu, há o Lane’s General Merchandise, que era a mercearia administrada pela família Lane. Ali, você encontra diversos artefatos de época, como armas, lampiões e roupas, bem como souvenirs da cidade.

Fire Hall

Ao lado do Lucy Lane Museum, há uma espécie de estação dos bombeiros, com uma réplica de máquina a vapor utilizada, à época, para apagar incêndios. Considerando o clima extremamente quente e seco que faz por lá, não deveria ser nada difícil de iniciar um incêndio! Essa máquina era puxada por cavalos e foi construída em 1888, no estado de Ohio, sendo capaz de bombear seiscentos litros de água por minuto.

Calico Print Shop

Achei uma graça essa loja de souvenirs e material de escritório que manteve a placa de Print Shop na frente. A placa sugere a impressão de pôsteres relacionados ao pagamento de recompensa na captura de ladrões e outros criminosos. Coisa que a gente só vê em filmes!

Outros cantinhos interessantes

Caminhe por toda cidade e preste atenção em vários cantinhos que remetem à época em que Calico era habitada. Há placas de salão de beleza, consultório de dentista, cela para prisioneiros. Não cheguei a entrar em nenhuma atração paga e, mesmo assim, achei bem legal o passeio!

Para ver a cidade de cima

Após passar por todas as atrações, no final da rua principal, à direita, está um caminho que leva ao topo da cidade. Lá do alto, você tem uma visão de toda cidade, do deserto e das montanhas. Vale o esforço!

Antiga escola da cidade

Após ver a cidade do topo, retorne à rua principal e dobre à esquerda. Lá você vai ver a réplica de uma escola da época em que Calico era habitada. Não é permitido entrar nela, então você só pode espiar pela janela as classes e o quadro negro.

Gostou do que está lendo?

Junte-se à nossa rede de viajantes e receba grátis as atualizações do blog!>

Comente aqui!

Comentários